Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O ENSINAMENTO NIETZSCHIANO ATRAVÉS DO GÊNIO PARA A FORMAÇAO DE UM NOVO TIPO HUMANO

Título
[en] THE NIETZSCHENULLS TEACHING OF GENIUS FOR THE FORMATION OF A NEW TYPE OF HUMAN

Autor
[pt] ANDRE DE BARROS BORGES

Vocabulário
[pt] TRANSVALORACAO

Vocabulário
[pt] CRIACAO ARTISTICA

Vocabulário
[pt] GENIO

Vocabulário
[en] REVALUATION

Vocabulário
[en] ARTISTIC CREATION

Vocabulário
[en] GENIUS

Resumo
[pt] A dissertação trata da idéia de gênio desenvolvida por Nietzsche e sua relação com a tradição filosófica - principalmente Kant, o Romantismo alemão e Schopenhauer. Mostramos como Nietzsche modifica o conceito cunhado pela tradição e inova sua significação. A idéia de gênio em Nietzsche pode ser compreendida em dois momentos. O primeiro é o que aparece no livro O Nascimento da Tragédia, onde o gênio possui um caráter sobre-humano capaz de revelar uma verdade fundamental, por meio da arte. No segundo momento arte e vida não mais se diferenciam. Nietzsche aproximará tal noção de gênio à vida, se afastando da concepção forjada pela dita tradição filosófica, onde o conceito de gênio designa um talento inato, e nada pode ser feito para despertar este talento. Procuramos mostrar que Nietzsche parece falar antes da dificuldade da formação de um indivíduo autêntico do que da impossibilidade total desta tarefa, visto que, a partir da constatação da não essencialidade dos valores, certos homens podem criar e também se tornar gênios. Nietzsche parece propor um certo ensinamento de como se tornar um indivíduo autêntico, capaz de criar seus próprios valores e afirmar a vida, apesar de toda sua falta de sentido. Assim, o ensinamento é paralelo ao desenvolvimento de suas reflexões sobre o gênio, que tem na capacidade criativa sua principal característica.

Resumo
[en] This dissertation is about the idea of genius developed by Nietzsche in its relation to Kant, German Romantism and Schopenhauer. These show how Nietzsche modifies the concept shaped by tradition and innovates the current signification. The idea of genius in Nietzsche may be understood in two moments. The first one appears in The Birth of Tragedy, where the genius had an extra-human character that can reveal a fundamental truth by art. In the second moment Nietzsche shows the similiarities between art and life. Nietzsche approximated the notion of genius with the notion of life. He takes distance of the conception shaped by philosophical tradition, where the concept of genius means an innate talent and nothing can make this talent appear. We tried to show that Nietzsche speaks about the difficulty for the development of an authentic individual, instead of the impossibility of this task. After the evidence that the values don t have any essence in itself, some individuals can create and become genius. Nietzsche seems to propose a certainly education to be an authentic individual, able to create his own values and enhance life, although its non-sense. Therefore, this education is parallel of the development of his reflections about genius, who have in creative capacity his major characteristic.

Orientador(es)
KATIA RODRIGUES MURICY

Banca
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA

Banca
EDUARDO JARDIM DE MORAES

Banca
KATIA RODRIGUES MURICY

Catalogação
2004-04-15

Apresentação
2004-03-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4797@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4797@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4797


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF