Título
[en] INTIMACY WITH NATURE: THOREAU S PEDAGOGY OF AWAKENING
Título
[pt] INTIMIDADE COM A NATUREZA: A PEDAGOGIA DO DESPERTAR DE THOREAU
Autor
[pt] CLODOMIR BARROS DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] SOTERIOLOGIA
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA E MITOLOGIA GREGA
Vocabulário
[pt] NATUREZA E ESPIRITUALIDADE
Vocabulário
[pt] THOREAU
Vocabulário
[en] SOTERIOLOGY
Vocabulário
[en] GREEK PHILOSOPHY AND MYTHOLOGY
Vocabulário
[en] NATURE AND SPIRITUALITY
Vocabulário
[en] THOREAU
Resumo
[pt] O objetivo desse texto é uma tentativa de identificar e melhor compreender
um possível caminho soteriológico na obra de Thoreau, que será chamado,
aqui, tentativamente, de uma Pedagogia do Despertar. Tal caminho, como
se tentará demonstrar, busca uma experiência de profunda unicidade com
a Natureza selvagem, e é construído fundamentalmente a partir da relação
dialógica de Thoreau com a tradição filosófica e mitológica grega. Aquele
despertar referido, como tentar-se-á demonstrar, está baseado num conjunto
de práticas e exercícios: atenção, estudo e contemplação.
Resumo
[en] This paper aims at being an attempt of identifying and better
understanding a possible soteriological path in Thoreau s work, which is
going to called, here, a Pedagogy of awakening. Such path, it is going to
be argued, aims at a profound experience of integration with wilderness,
with Nature, and is fundamentally carved out from Thoreau s dialogical
relationship with the Greek philosophical and mythological tradition. That
referred awakening is based upon a set of practices and exercises: attention,
study and contemplation.
Catalogação
2020-05-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47838@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47838@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.47838
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF