Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] FOR OTHER POSSIBLE HISTORIES: THE HISTORY TEACHING AND INTERCULTURALITY IN THE MUSEUM SPACES

Título
[pt] POR OUTRAS HISTÓRIAS POSSÍVEIS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A INTERCULTURALIDADE NOS ESPAÇOS MUSEAIS

Autor
[pt] LUISA DA FONSECA TAVARES

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] INTERCULTURALIDADE

Vocabulário
[pt] COLONIALIDADE

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] MUSEU

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] INTERCULTURALITY

Vocabulário
[en] COLONIALITY

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] MUSEUM

Resumo
[pt] A insurgência dos museus nas mídias nos últimos anos colocou em debate o papel social e educacional desses locais. Essa dissertação coloca em discussão a relação entre essas instituições e o ensino de História, tendo como preocupação as marcas da colonialidade do poder e do saber, que causam silenciamentos, exclusões e assimetrias. Dentro do projeto de modernidade ocidental, o poder colonial impõe a racionalidade e os valores europeus como os únicos referenciais aceitos para o alcance da civilização e do progresso. Nesse cenário, a pedagogia decolonial aparece como impulsionadora da necessidade de emergir novas formas de pensar, perspectivas outras, de modo a projetar alternativas interculturais. Para analisar essas questões recorre-se ao pouco investigado Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ), sua constituição, construção do acervo e as exposições mais recentes. Buscou-se explorar as narrativas circulantes do espaço e a possibilidade de construir outras a partir das fotografias das últimas mostras montadas por meio do acervo próprio: Os Múltiplos Olhares de Augusto Malta e Imagens do Rio Oitocentista. As reformas urbanas do Rio de Janeiro, os projetos urbanísticos em disputa e suas implicações sociais foram os temas suscitados para problematizar a imagem projetada da cidade, seu estado atual e a construção do conhecimento histórico. Portanto, esse trabalho aposta na possibilidade de um ensino de História intercultural em diálogo com narrativas de museus de História, de modo a promover encontros com o diferente e a ampliação das visões e leituras de mundo.

Resumo
[en] The insurgency of museums in the media in recent years has brought into question the social and educational role of these places. This dissertation discusses the relationship between these institutions and the history teaching, having as a concern the marks of the coloniality of power and of knowledge that cause silences, exclusions and asymmetries. Within the project of western modernity, colonial power imposes European rationality and values as the only benchmarks accepted for the achievement of civilization and progress. In this scenario, decolonial pedagogy appears as a booster of the need to emerge new ways of thinking, other perspectives, in order to project intercultural alternatives. To analyze these questions, we use the little investigated Historical Museum of the City of Rio de Janeiro (MHCRJ), its constitution, construction of the collection and the most recent exhibitions. It pursued to explore the circulating narratives of space and the possibility of building others from the photographs of the latest exhibitions assembled through their own collection: The Multiple Views of Augusto Malta and Images of the Eighteenth Century. The urban reforms of Rio de Janeiro, the disputed urban projects and their social implications were the themes raised to problematize the projected image of the city, its current state and the construction of historical knowledge. Therefore, this work bets on a teaching of intercultural history within the history museums, in order to promote encounters with the different and the expansion of world views and readings.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
REGINA MARIA DA CUNHA BUSTAMANTE

Catalogação
2020-04-27

Apresentação
2019-09-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47688@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47688


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF