Título
[pt] LICITAÇÃO PÚBLICA DA RODOVIA DE INTEGRAÇÃO DO SUL: ANÁLISE COM VALUATION DA CONCESSÃO E AVALIAÇÃO DE OPÇÕES REAIS
Título
[en] PUBLIC CONCESSION OF THE SOUTHERN INTEGRATION HIGHWAY: AN ANALYSIS WITH A VALUATION OF THE PROJECT AND EVALUATION OF REAL OPTIONS
Autor
[pt] ANTONIO CANDIDO GRABOWSKY FERNANDES BASTO
Vocabulário
[pt] FLUXO DE CAIXA
Vocabulário
[pt] BLACK SCHOLES
Vocabulário
[pt] VALUATION
Vocabulário
[pt] LICITACAO
Vocabulário
[pt] RODOVIAS
Vocabulário
[pt] GOVERNO
Vocabulário
[en] CASH FLOW
Vocabulário
[en] VALUATION
Vocabulário
[en] BIDDING
Vocabulário
[en] RAINFOREST
Vocabulário
[en] GOVERNMENT
Resumo
[pt] Este estudo analisa a licitação da Rodovia de Integração do Sul para desenvolver uma compreensão do impacto dos investimentos obrigatórios previstos em contrato de concessão na rentabilidade e, consequentemente, no valuation do projeto. Para realizar esta análise foi utilizada a abordagem clássica de valuation baseada no desconto de fluxos de caixa e também a abordagem de precificação de opções reais, utilizando o modelo de Black-Scholes e implementando um Opção Real no modelo financeiro do projeto. O estudo procurou desenvolver uma opção que desse maior autonomia para a empresa em relação a obrigatoriedade imposta no contrato, mudando a linha do tempo do investimento e prevendo que os investimentos obrigatórios só teriam que ser executados à partir o ano 10 da concessão de 30 anos. O modelo de BlackScholes consegue precificar o valor da opções reais e, por isso, ajuda a avaliar se a mudança na linha do tempo dos investimentos poderia gerar maior valor para o projeto. O estudo revelou que a adição de uma opção não traz maior atratividade para o projeto neste caso nas condições propostas. O resultado deste estudo traz oportunidade futuras de novas projeções e simulações para maiores entendimentos em relação aos projetos de licitações públicas.
Resumo
[en] This paper analyzes the Concession of the Southern Integration Highway in order to develop a better understanding of the impact that the obligatory investments, a contractual obligation of the concession process, will have on the return on the investment and the valuation of the project at hand. To develop this analysis the traditional discounted cash flow valuation method was used, as well as the Black-Scholes option pricing model, focusing on the implementation of Real Options into the financial model of the operation. The study aimed at developing an option that would put the company in a more flexible position, with regards to the aforementioned contractual obligations, altering the timeline of the investment and assuming that the obligatory investments would only have to begin at the end of year 10 of the 30 year project. The Black-Scholes model is able to accurately price Real Options, which allows the changes in the timeline of the investments to be accurately evaluated in order to find out if the changes proposed have a positive impact on the value of the project. The study revealed that in this case, with the proposed changes, the addition of an option into the model will not make the project s value higher than it is. The results of this paper bring new possibilities for further projections and simulations for a better understanding of the public concession projects.
Orientador(es)
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
Catalogação
2020-04-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47649@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47649@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47649
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