Título
[pt] O IMPACTO DA MARCA NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: UMA AVALIAÇÃO DO SETOR DE SMARTPHONES
Título
[en] THE IMPACT OF THE BRAND IN THE CONSUMER DECISION PROCESS: A SMARTPHONE INDUSTRY ASSESSMENT
Autor
[pt] PEDRO HENRIQUE PAU BRASIL SALLES
Vocabulário
[pt] MARKETING
Vocabulário
[pt] ESCALA MULTIDIMENSIONAL DE BRAND EQUITY
Vocabulário
[pt] DECISAO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] BRAND EQUITY
Vocabulário
[pt] SMARTPHONE
Vocabulário
[pt] MARCA
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] PERCEPCAO
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] FIDELIDADE
Vocabulário
[en] MARKETING
Vocabulário
[en] MULTIDIMENSIONAL BRAND EQUITY SCALE
Vocabulário
[en] PURCHASE DECISION
Vocabulário
[en] BRAND EQUITY
Vocabulário
[en] SMARTPHONE
Vocabulário
[en] BRAND
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] PERCEPTION
Vocabulário
[en] CONSUMER
Vocabulário
[en] FIDELITY
Resumo
[pt] O trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a opinião dos consumidores das marcas Apple, Samsung, Motorola e LG, no setor de smartphones, em relação ao grau de impacto da marca na sua decisão de compra. Foram exploradas diversas abordagens teóricas da área de marketing, para analisar a relevância de vários fatores, como marca, brand equity, comportamento do consumidor, percepção, entre outros. Para realizar a análise foi utilizado uma pesquisa quantitativa no formato de questionário, utilizando uma adaptação da escala multidimensional de brand equity, desenvolvida por Yoo e Donthu (2001). Os resultados obtidos indicam as variações nas opiniões dos respondentes, dependendo de qual marca de smartphone eles são clientes, em relação a importância da marca no processo decisório de
compra.
Resumo
[en] This paper was done with the objective of analyze the opinion of the consumers of the brands Apple, Samsung, Motorola and LG, in the smartphone industry, about the impact degree of the brand in their buying decision. Several theoretical approaches of the marketing area were explored to analyze the relevance of a lot of factors, as brand, brand equity, consumer behavior, perception, among others. To perform the analyze it was used a quantitative research in quiz format, using an adaptation of the multidimensional brand equity scale, developed by Yoo and Donthu (2001). The obtained results indicate the variations in the opinions of the respondents, depending of which smartphone brand they are clients, regarding the importance of the brand in the buying decision process.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2020-04-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47620@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47620@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47620
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