Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ASPECTOS SOBRE O AMBIENTE PROFISSIONAL PARA O GÊNERO FEMININO NA PERCEPÇÃO DE LÍDERES MULHERES

Título
[en] ASPECTS ABOUT THE PROFESSIONAL ENVIRONMENT FOR WOMEN IN THE PERCEPTION OF WOMEN LEADERS

Autor
[pt] TATIANA FARIAS ARAUJO

Vocabulário
[pt] MULHER

Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE

Vocabulário
[pt] MERCADO DE TRABALHO

Vocabulário
[pt] HOMEM

Vocabulário
[en] WOMAN

Vocabulário
[en] INEQUALITY

Vocabulário
[en] JOB REQUIREMENT

Vocabulário
[en] MAN

Resumo
[pt] O estudo tem como objetivo observar e analisar aspectos no ambiente profissional para o gênero feminino, mediante a percepção de líderes femininas, e considerando ascensão das mesmas no ambiente de trabalho. Apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto teórico, como primeiro processo, com autores como Mendes (2017), Simões (2012), Franco (2009) e entre outros, buscando teorias relacionadas com o tema proposto, e levando em consideração levantamento de dados atuais, mediante fontes de pesquisa confiáveis, por exemplo, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Great Place to Work, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outros, para entender sobre situação das mulheres mais especificamente no mercado de trabalho, mediante suas dificuldades e fatores relevantes sobre as condições de desigualdade e diferenças em relação ao gênero oposto. Para fornecimento de dados para o estudo, como critério para seleção dos respondentes, nesta pesquisa, foi utilizado o gênero feminino, mulheres que atuem no mercado de trabalho em posições de liderança e que ocupem cargos de coordenação, gerência, diretoria e CEO s, dentro de suas empresas. Mediante isto, dentre 116 respondentes totais do questionário divulgado, o grupo alvo da pesquisa objetivou se em 49 respostas para análise. De acordo com dados coletados diversas análises foram realizadas desde dupla jornada de trabalho, participação feminina no mercado, variação salarial de gênero, planos de cargos e salários, descriminações e preconceitos existentes, enfrentadas por mulheres, no mercado de trabalho atual, dentro das organizações.

Resumo
[en] The study aims to observe and analyze aspects in the professional environment for females, through the perception of female leaders, and considering their rise in the workplace. Presents a bibliographic research on the theoretical subject, as the first process, with authors such as Mendes (2017), Simões (2012), Franco (2009) and other, seeking theories related to the proposed theme, and taking into account current data collection, through reliable sources of research, for instance, IBGE - Brazilian Institute of Geography and Statistics, Great Place to Work, International Labor Organization (ILO) and other, to understand about women s situation more specifically in the labour market, through their difficulties and relevant factors on the conditions of inequality and differences, in relation to the opposite gender. To provide data for the study, as a criterion for selecting the respondents, in this research, the female gender was used, women who work in the labor market in leadership positions and who hold coordination, management, board and CEO positions in their companies. Through this, among 116 total respondents of the questionnaire released, the target group of the survey aimed to be in 49 responses for analysis. According to data collected several analyses were carried out, since double working hours, female participation in the market, gender pay variation, job plans, discrimination and prejudices, faced by women in organizations.

Orientador(es)
ANDREA GOMES BITTENCOURT

Catalogação
2020-04-22

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47608@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47608@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47608


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF