Título
[en] FEMALE LEADERSHIP: CONSUMER PERCEPTIONS WITH WOMEN IN LEADING POSITIONS IN THE BANKING SECTOR
Título
[pt] LIDERANÇA FEMININA: COMO OS CONSUMIDORES PERCEBEM MULHERES EM POSIÇÕES DE LIDERANÇA NO SETOR BANCÁRIO
Autor
[pt] NATHALIA RODRIGUES PIN
Vocabulário
[pt] PERCEPCAO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] DISCRIMINACAO DE GENERO
Vocabulário
[pt] LIDERANCA FEMININA
Vocabulário
[pt] SETOR BANCARIO
Vocabulário
[en] CUSTOMER PERCEPTION
Vocabulário
[en] GENDER DISCRIMINATION
Vocabulário
[en] WOMEN S LEADERSHIP
Vocabulário
[en] BANK SECTOR
Resumo
[pt] No Brasil, as mulheres vêm ocupando cada vez mais seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho. Todavia, apesar dos inúmeros avanços conquistados, a igualdade de gênero ainda está longe de ser alcançada. Vale ressaltar que, mesmo com o passar dos anos, ocorreram diversas mudanças culturais e por consequência quebras de estereótipos, porém as funções, cargos e salários atribuídos às mulheres encontram-se em defasagem quando comparado aos homens. Com o mercado bancário cada vez mais competitivo, na medida em que se observa o aumento de empresas que nele atuam, e com a sociedade cada vez mais inclusiva, torna-se imprescindível se posicionar frente às causas sociais e analisar o comportamento do consumidor quanto às mesmas. Diante deste contexto, este trabalho analisa, por meio de uma pesquisa descritiva com base em dois questionários online, como a distinção de gênero em posições superiores no mercado bancário altera a percepção dos consumidores. Os resultados foram encontrados através de análises quantitativas onde foi possível concluir que a distinção de gênero é de fato percebida pelo consumidor bancário. Além disso, foi constatado que os respondentes possuem em sua percepção estereótipos enraizados de maneira sutil, uma vez que no geral acabaram por preferir o sexo masculino.
Resumo
[en] In Brazil, women have been conquering their space in society and in the labor market. However, despite the numerous advances made, gender equality is still far from being achieved. It is worth mentioning that, even over the years, where there have been several cultural changes and consequently a break of stereotypes, the functions, positions and salaries attributed to women are lagging when compared to men. With the increasingly competitive banking market, as the growth of companies operating in it is observed, and with the increasingly inclusive society, it is essential to take a stand for social causes and analyze consumer behavior. Given this context, this paper analyzes, through a descriptive research based on two online questionnaires, how gender distinction in higher positions in the banking market changes the perception of consumers. The results were found through quantitative analysis where it was possible to conclude that consumers actually perceive the gender distinction. In addition, it was found that respondents have subtle stereotypes in their perception, since they generally preferred males.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2020-04-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47601@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47601@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47601
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF