Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O PATROCÍNIO ESPORTIVO COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO: O CASO FLUMINENSE-UNIMED

Título
[en] SPORTS SPONSORSHIP AND DIFFERENTIATION STRATEGY: FLUMINENSE-UNIMED CASE

Autor
[pt] HENRIQUE HAMAWY

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA

Vocabulário
[pt] CONCORRENTE

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO

Vocabulário
[pt] VALOR

Vocabulário
[pt] DIFERENCIACAO

Vocabulário
[pt] PARCERIA

Vocabulário
[pt] PATROCINIO

Vocabulário
[en] STRATEGY

Vocabulário
[en] COMPETITOR

Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT

Vocabulário
[en] VALUE

Vocabulário
[en] DIFFERENTIATION

Vocabulário
[en] PARTNERSHIP

Vocabulário
[en] SPONSORSHIP

Resumo
[pt] Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas de todos os segmentos buscam maneiras de se diferenciar das concorrentes. No âmbito esportivo, o patrocínio vem ganhando destaque, formando parcerias que fortalecem tanto os clubes como as empresas. Essas parcerias visam melhorar o desempenho do time dentro de campo, a contratação de melhores jogadores e a melhoria de imagem do time, atraindo a torcida e fortalecendo os times. Porém, para ter sucesso em um patrocínio, um estudo e uma avaliação estratégica da melhor forma de atuação se fazem necessários, para assim, o clube se diferenciar de seus rivais, e agregar valor para a marca. Um famoso caso de patrocínio esportivo e aliança estratégica foi entre Fluminense e Unimed, o que possibilitou que o clube tivesse mais dinheiro para investir, contratasse melhores jogadores e melhorasse o desempenho dentro de campo, se diferenciando, assim, de seus rivais. Visto isso, o trabalho busca analisar o caso citado, entendendo como os clubes podem se diferenciar dos rivais e concorrentes com um patrocínio, para assim, alcançar seus objetivos dentro e fora de campo.

Resumo
[en] In a competitive market, companies want to be different from their competitors. In sports segment, the sponsorship is building partnerships, which make clubs and companies stronger. The goal of that partnership is to improve the performance of the team, hire better players and improve the club image, and thus, making the team stronger and improving the image of the club. But, being successful in this business is hard. Is necessary to figure out the best strategy in that area, in order to be different from the competitor, and aggregate value to the brand. A famous case of sport sponsorship and strategic alliance was between Fluminense and Unimed, which allowed the club to improve the team and the performance, being different from the other clubs. Seen this, the study wants to analyze that case, understanding how the clubs can be different from their competitors, with a good sponsorship, in order to achieve their goals.

Orientador(es)
FABIO DE OLIVEIRA PAULA

Catalogação
2020-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47474@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47474@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47474


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF