Título
[pt] O PATROCÍNIO ESPORTIVO COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO: O CASO FLUMINENSE-UNIMED
Título
[en] SPORTS SPONSORSHIP AND DIFFERENTIATION STRATEGY: FLUMINENSE-UNIMED CASE
Autor
[pt] HENRIQUE HAMAWY
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA
Vocabulário
[pt] CONCORRENTE
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[pt] VALOR
Vocabulário
[pt] DIFERENCIACAO
Vocabulário
[pt] PARCERIA
Vocabulário
[pt] PATROCINIO
Vocabulário
[en] STRATEGY
Vocabulário
[en] COMPETITOR
Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT
Vocabulário
[en] VALUE
Vocabulário
[en] DIFFERENTIATION
Vocabulário
[en] PARTNERSHIP
Vocabulário
[en] SPONSORSHIP
Resumo
[pt] Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas de todos os segmentos buscam maneiras de se diferenciar das concorrentes. No âmbito esportivo, o patrocínio vem ganhando destaque, formando parcerias que fortalecem tanto os clubes como as empresas. Essas parcerias visam melhorar o desempenho do time dentro de campo, a contratação de melhores jogadores e a melhoria de imagem do time, atraindo a torcida e fortalecendo os times. Porém, para ter sucesso em um patrocínio, um estudo e uma avaliação estratégica da melhor forma de atuação se fazem necessários, para assim, o clube se
diferenciar de seus rivais, e agregar valor para a marca. Um famoso caso de patrocínio esportivo e aliança estratégica foi entre Fluminense e Unimed, o que possibilitou que o clube tivesse mais dinheiro para investir, contratasse melhores jogadores e melhorasse o desempenho dentro de campo, se diferenciando,
assim, de seus rivais. Visto isso, o trabalho busca analisar o caso citado, entendendo como os clubes podem se diferenciar dos rivais e concorrentes com um patrocínio, para assim, alcançar seus objetivos dentro e fora de campo.
Resumo
[en] In a competitive market, companies want to be different from their competitors. In sports segment, the sponsorship is building partnerships, which make clubs and companies stronger. The goal of that partnership is to improve the performance of the team, hire better players and improve the club image, and thus, making the team stronger and improving the image of the club. But, being successful in this business is hard. Is necessary to figure out the best strategy in that area, in order to be different from the competitor, and aggregate value to the brand. A famous case of sport sponsorship and strategic alliance was between Fluminense and Unimed, which allowed the club to improve the team and the performance, being different from the other clubs. Seen this, the study wants to analyze that case, understanding how the clubs can be different from their competitors, with a good sponsorship, in order to achieve their goals.
Orientador(es)
FABIO DE OLIVEIRA PAULA
Catalogação
2020-04-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47474@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47474@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47474
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF