Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A PERCEPÇÃO DO TORCEDOR CARIOCA EM RELAÇÃO ÀS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO FUTEBOL

Título
[en] THE PERCEPTION OF CARIOCA SUPPORTER S IN RELATION TO JOINT-STOCK COMPANIES IN SOCCER

Autor
[pt] GABRIEL STAWNITZER CARDIA

Vocabulário
[pt] MARKETING

Vocabulário
[pt] CLUBE EMPRESA

Vocabulário
[pt] BRAND EQUITY

Vocabulário
[pt] TORCEDOR

Vocabulário
[pt] SOCIEDADE ANONIMA

Vocabulário
[pt] ESPORTE

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] PERCEPCAO

Vocabulário
[pt] FUTEBOL

Vocabulário
[en] MARKETING

Vocabulário
[en] CORPORATE CLUB

Vocabulário
[en] BRAND EQUITY

Vocabulário
[en] FAN

Vocabulário
[en] ANONYMOUS SOCIETY

Vocabulário
[en] SPORT

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] PERCEPTION

Vocabulário
[en] FOOTBALL

Resumo
[pt] Este trabalho foi realizado com o intuito de identificar a opinião dos torcedores dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro – Botafogo F.R., C.R. Flamengo, Fluminense F.C. e C.R. Vasco da Gama – em relação a uma possível mudança estrutural do mesmo, trocando o modelo de associação pelo tão falado modelo empresarial, se tornando uma sociedade anônima. Foram estudados diversos conceitos de marketing para a análise da relevância de fatores como marca, identidade e tradição dos clubes. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando questionários como meio de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam a percepção do torcedor em relação ao modelo empresarial dos clubes, avaliando diferentes cenários, de manutenção e alteração da identidade da instituição.

Resumo
[en] This paper was carried out with the purpose of identify the opinion of the fans of the four major soccer clubs of Rio de Janeiro - Botafogo F.R., C.R. Flamengo, Fluminense F.C. and C.R. Vasco da Gama - regarding a possible structural change of the association model by the so-called joint-stock model, becoming a corporation. Several marketing concepts were studied to analyze the relevance of factors such as brand, identity and club tradition. A field research was conducted using questionnaires as a means of data collection. The obtained results indicate the perception of the fan in relation to the business model of the clubs, evaluating different scenarios, of maintenance and alteration of the identity of the institution.

Orientador(es)
DANIEL KAMLOT

Catalogação
2020-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47436@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47436@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47436


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF