Título
[pt] A PERCEPÇÃO DO TORCEDOR CARIOCA EM RELAÇÃO ÀS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO FUTEBOL
Título
[en] THE PERCEPTION OF CARIOCA SUPPORTER S IN RELATION TO JOINT-STOCK COMPANIES IN SOCCER
Autor
[pt] GABRIEL STAWNITZER CARDIA
Vocabulário
[pt] MARKETING
Vocabulário
[pt] CLUBE EMPRESA
Vocabulário
[pt] BRAND EQUITY
Vocabulário
[pt] TORCEDOR
Vocabulário
[pt] SOCIEDADE ANONIMA
Vocabulário
[pt] ESPORTE
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] PERCEPCAO
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[en] MARKETING
Vocabulário
[en] CORPORATE CLUB
Vocabulário
[en] BRAND EQUITY
Vocabulário
[en] FAN
Vocabulário
[en] ANONYMOUS SOCIETY
Vocabulário
[en] SPORT
Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR
Vocabulário
[en] PERCEPTION
Vocabulário
[en] FOOTBALL
Resumo
[pt] Este trabalho foi realizado com o intuito de identificar a opinião dos torcedores dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro – Botafogo F.R., C.R. Flamengo, Fluminense F.C. e C.R. Vasco da Gama – em relação a uma possível mudança estrutural do mesmo, trocando o modelo de associação pelo tão falado modelo empresarial, se tornando uma sociedade anônima. Foram estudados diversos conceitos de marketing para a análise da relevância de fatores como marca, identidade e tradição dos clubes. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando questionários como meio de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam a percepção do torcedor em relação ao modelo empresarial dos clubes, avaliando diferentes cenários, de manutenção e alteração da identidade da instituição.
Resumo
[en] This paper was carried out with the purpose of identify the opinion of the fans of the four major soccer clubs of Rio de Janeiro - Botafogo F.R., C.R. Flamengo, Fluminense F.C. and C.R. Vasco da Gama - regarding a possible structural change of the association model by the so-called joint-stock model, becoming a corporation. Several marketing concepts were studied to analyze the relevance of factors such as brand, identity and club tradition. A field research was conducted using questionnaires as a means of data collection. The obtained results indicate the perception of the fan in relation to the business model of the clubs, evaluating different scenarios, of maintenance and alteration of the identity of the institution.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2020-04-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47436@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47436@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47436
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF