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Título
[en] FACES (IN) VISIBLE OF THE DAILY REPORTS: THE TYPES OF SPEECHES IN BRAZILIAN DOCUMENTARY CINEMA

Título
[pt] FACES (IN) VISÍVEIS DOS RELATOS COTIDIANOS: OS TIPOS DE DISCURSOS NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

Autor
[pt] MARCIO GABRIEL DA SILVA

Vocabulário
[pt] DISCURSO

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE

Vocabulário
[pt] RELATOS

Vocabulário
[pt] DOCUMENTARIO BRASILEIRO

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[en] DISCOURSE

Vocabulário
[en] IDENTITY

Vocabulário
[en] STORIES

Vocabulário
[en] BRAZILIAN DOCUMENTARY

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Resumo
[pt] O presente trabalho é uma contribuição às análises na Comunicação sobre os conceitos de narrativa, de relato e de discurso nos filmes documentários, a fim de, através de um estudo transdisciplinar, analisar a construção das identidades dos indivíduos e as regras para visibilidade social das pessoas, através do cinema, de populações marginalizadas. A pesquisa adota uma abordagem empírica para mapear os usos desses conceitos no cinema documentário brasileiro, por meio de um recorte analítico sobre obras com temáticas etnicossociais. Assim, busca identificar como a constituição social afeta os discursos cinematográficos? Quais os tipos de abordagens aos enunciados aparecem nos documentários? Como esses filmes acessam o que é público, privado ou íntimo dos indivíduos em seus cotidianos? Como constroem a identidade das pessoas apresentadas na tela? Quais os modos de representação de realidade usados nos filmes? Como o documentário pode dar visibilidade social para indivíduos e culturas marginalizadas, por intermédio de uma abordagem discursiva? Para esta análise será utilizado o método arqueológico de Michel Foucault para análise dos discursos.

Resumo
[en] The present work is a contribution to the analysis in the Communication on the concepts of narrative, reports and discourse in documentary films, in order to, through a transdisciplinary study, analyze the construction of the identities of individuals and the rules for the social visibility of people, through the cinema, of marginalized populations. The research adopts an empirical approach to map the uses of these concepts in the brazilian documentary cinema, through an analytical clipping about works with ethno-social themes. Thus, it seeks to identify how the social constitution affects the cinematographic discourses? What kinds of approaches to utterances appear in documentaries? How do these films access what is public, private or intimate of individuals in their daily lives? How do they build the identity of the people on the screen? What are the modes of reality representation used in movies? How can the documentary give social visibility to marginalized individuals and cultures through a discursive approach? For this analysis the archaeological method of Michel Foucault will be used to analyze the discourses.

Orientador(es)
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Banca
ALESSANDRA RIBEIRO MACHADO DA SILVA

Banca
ADAIR LEONARDO ROCHA

Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES

Catalogação
2020-04-14

Apresentação
2018-11-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47431@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47431


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