Título
[en] FACTORS THAT FACILITATE OR HINDER THE PRODUCTION AND MARKETING OF ORGANIC FOODS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO
Título
[pt] FATORES QUE FACILITAM OU DIFICULTAM A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] DAVI FREIRE DE SOUZA
Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Vocabulário
[pt] CADEIAS CURTAS
Vocabulário
[pt] AGRICULTURA ORGANICA
Vocabulário
[pt] ECO NEGOCIOS
Vocabulário
[en] SUSTAINABLE DEVELOPMENT
Vocabulário
[en] SHORT CHAINS
Vocabulário
[en] ORGANIC AGRICULTURE
Vocabulário
[en] ECOBUSINESS
Resumo
[pt] O presente trabalho tem como objetivo final entender quais são os principais fatores que facilitam ou dificultam a produção e a comercialização de produtos orgânicos no estado do Rio de Janeiro e como se atua para superar os fatores dificultadores. Destacam-se as parcerias como fatores facilitadores. Estas parcerias envolvem a formação de laços de confiança entre produtores (cooperativas) e produtores e vendedores, que ajudam a encurtar a cadeia de suprimento, aumentando os lucros de produtores. Já como fatores dificultadores, os custos e a falta de certificação de vendedores apareceram como os mais destacados. As parcerias entre fornecedores, a adoção de certificação SPG por produtores e a venda de produtos certificados são estratégias que aparecem como relevantes na amostra. A atuação de entidades de classe, como a ABIO e a UNACOOP, também se mostrou importante na opinião dos respondentes.
Resumo
[en] This study aims to understand what are the main factors that facilitate or hinder the production and marketing of organic products in the state of Rio de Janeiro and how it works to overcome the barriers. Partnerships stand out as facilitating factors. These partnerships involve building trust between producers (cooperatives) and producers and sellers, which help shorten the supply chain and increase producers profits. As hindering factors, costs and lack of certification of sellers appeared as the most prominent. Partnerships between suppliers, the adoption of SPG certification by producers and the sale of certified products are strategies that appear relevant in the sample. The performance of class entities, such as ABIO and UNACOOP, was also important in the opinion of respondents.
Orientador(es)
MARCOS COHEN
Catalogação
2020-04-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47376@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47376@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47376
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF