Título
[en] POR PARTE DE PAI, UM DIA, UM RIO AND ROSA: EXPERIENCES IN MOVEMENT
Título
[pt] POR PARTE DE PAI; UM DIA, UM RIO; ROSA: EXPERIÊNCIAS EM MOVIMENTO
Autor
[pt] KARLA BATISTA ALMEIDA JAPOR SOUZA
Vocabulário
[pt] POROSIDADE
Vocabulário
[pt] ODILON MORAES
Vocabulário
[pt] LEO CUNHA E ANDRE NEVES
Vocabulário
[pt] BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIROS
Vocabulário
[pt] DESTRUICAO AMBIENTAL
Vocabulário
[pt] CROSSOVER
Vocabulário
[pt] SOLIDAO
Vocabulário
[pt] ABANDONO
Vocabulário
[pt] LITERATURA INFANTIL
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[en] POROSITY
Vocabulário
[en] ODILON MORAES
Vocabulário
[en] LEO CUNHA E ANDRE NEVES
Vocabulário
[en] BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIROS
Vocabulário
[en] DESTRUCTION OF THE ENVIRONMENT
Vocabulário
[en] CROSSOVER
Vocabulário
[en] LONELINESS
Vocabulário
[en] ABANDONMENT
Vocabulário
[en] CHILDREN S LITERATURE
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Resumo
[pt] Investiga-se a presença, na literatura infantil, de temas fortes como solidão, abandono e destruição ambiental como modo de evidenciar e discutir a porosidade de leituras que permitem tanto o adulto quanto a criança coabitarem espaços potencializadores do sensorial (olhar, escutar, tocar), atravessando-os como fluxos que eclodem em experiências que transbordam para além do contato com o livro. A dissertação reúne os livros Por parte de pai, de Bartolomeu Campos de Queirós; Um dia, um rio, de Leo Cunha com ilustrações de André Neves e Rosa, de Odilon Moraes e estabelece pontos de contato entre estes e textos teóricos com a intenção de diluir fronteiras, sejam elas em termos de público (infantil/adulto) ou de experiências, compondo, assim, uma literatura infantil que se revela cada vez mais complexa e multifacetada. Para isso, as referências crítico-teóricas são constituídas por autores que pesquisam sobre literatura infantil como Teresa Colomer, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt, Sandra Beckett, e de autores como Walter Benjamin, Deleuze e Guattarri, tecendo uma trama que tem a intenção de fomentar um pensamento crítico com amplitude suficiente para abarcar a complexidade dos objetos analisados.
Resumo
[en] The presence in children s literature of hard themes such as loneliness, abandonment and environmental destruction is investigated, as a way of underline and discuss the porosity of the readings, that allow either the adult and the child to cohabit spaces for mighting sensorial experimentation (look, listen, touching),
traversing them as streams that hatch into experiences that unveil beyond contact with the book. The dissertation combines the books Por Parte de Pai, by Bartolomeu Campos de Queirós; Um dia, um Rio, by Leo Cunha and illustrated by André Neves and Rosa, by Odilon Moraes and establishes contact points between these books and theoretical texts with the intention of diluting borders, be in terms of public type (children/adults) or experiences, thus composing a children s literature that is increasingly complex and multifaceted. For this, the critical-theoretical references are constituted by authors who research on
children s literature as: Teresa Colomer, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt, Sandra Beckett, and authors such as: Walter Benjamin, Deleuze and Guattarri, weaving a plot that has the intention to create critical thinking with enough breadth to cover the complexity of the analyzed objects.
Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES
Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
Catalogação
2020-04-06
Apresentação
2019-03-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47343@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47343@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47343
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF