Título
[pt] A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM O QUE PENSAM OS PSICÓLOGOS E PEDAGOGOS ?
Título
[en] THE RELATION BETWEEN FAMILY AND PROBLEMS OF LEARNING WHAT THEY THINK THE PSYCHOLOGISTS AND TEACHERS ?
Autor
[pt] LUCIA DE FATIMA CARVALHO SALVARI
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[en] LEARNING
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] FAMILY
Resumo
[pt] Esta pesquisa teve por objetivo investigar como psicólogos
e pedagogos, que atuam em psicopedagogia, na clínica,
compreendem os problemas de aprendizagem da leitura e
escrita em crianças e como vêem o lugar da família na
construção dos referidos problemas. Para atingir esse
objetivo foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo
como instrumento um roteiro semi-estruturado, utilizado em
uma entrevista individual, a qual foi aplicada a três
psicólogos e a três pedagogos com formação e atuação em
psicopedagogia, na clínica. Cada uma das entrevistas teve
seu conteúdo analisado com base na teoria psicanalítica e
em estudos psicopedagógicos. Posteriormente, procedeu-se a
uma análise geral de todas as entrevistas. Verificou-se que
para as entrevistadas, os problemas de aprendizagem,
inclusive os de leitura e escrita, são um fenômeno
complexo, que envolve aspectos socioculturais, pedagógicos,
cognitivos e psicodinâmicos dentre as causas a serem
tratadas. No entanto, questões da dinâmica familiar foram
apontadas, de forma unânime, como uma das principais fontes
de problemas na aprendizagem, principalmente a grande
dependência da criança em relação à mãe e a participação
periférica do pai no processo de aprendizagem escolar dos
filhos. Além disso, questões socioculturais acentuam uma
tendência atual dos pais em delegar a educadores e
psicólogos os cuidados com a aprendizagem dos filhos. Os
conhecimentos acerca das formas de funcionamento da
família, dentro da sua cultura e em cada etapa de seu ciclo
de vida, podem contribuir para o acompanhamento terapêutico
da criança e do grupo familiar.
Resumo
[en] This aim of this research was to investigate as
psychologists and educators, acting in psychopedagogy at
consulting office, understand the children learning
problems of reading and writing and as they see the role
family plays in the construction of these problems. To
reach that objective a qualitative methodology was used,
having as instrument a semi-structuralized protocol and
individualized interview, applied to three psychologists
and three educators with formation and performance in
clinical psychopedagogy. The content of each interview was
analyzed on the basis of the psychoanalytic theory and
psychopedagogical studies. Afterwards, a general analysis
of all the interviews was proceeded. It was verified that
for the interviewed professionals, the learning problems,
including those of reading and writing, are a complex
phenomenon that involves sociocultural, pedagogical,
cognitive and psychodynamics aspects amongst the causes to
be treated. However, questions of the familiar dynamics
had been unanimously pointed as one of the main sources of
problems in the learning, mainly the great dependence of
the child in relation to the mother and the peripheral
participation of the father in the process of pertaining
to school learning of the children. Moreover,
sociocultural questions stress a current trend of the
parents in delegating the educators and psychologists the
cares with the learning of the children. The knowledge of
the forms of family functioning, inside of its culture and
in each stage of its cycle of life, can contribute for the
therapeutic follow up of the child and the familiar group.
Orientador(es)
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
ALBENISE DE OLIVEIRA LIMA
Banca
JULIA SURSIS NOBRE FERRO BUCHER
Catalogação
2004-03-29
Apresentação
2004-01-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4725@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF