Título
[pt] ATITUDE FRENTE A PARTICIPAR DE UM TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS COM BASE NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO (TCP)
Título
[en] ATTITUDE TOWARDS PARTICIPATING IN A SOCIAL SKILLS TRAINING: CONSTRUCTION OF INSTRUMENTS BASED ON THE THEORY OF PLANNED BEHAVIOR (TPB)
Autor
[pt] GUILHERME ABRANCHES SUCUPIRA
Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] VALIDADE DO TESTE
Vocabulário
[pt] TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
Vocabulário
[pt] TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
Vocabulário
[pt] MEDIDA DE ATITUDE
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DO TESTE
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Vocabulário
[en] THEORY OF PLANNED BEHAVIOR
Vocabulário
[en] SOCIAL SKILLS TRAINING
Vocabulário
[en] ATTITUDE MEASUREMENT
Vocabulário
[en] TEST CONSTRUCTION
Resumo
[pt] O treinamento de habilidades sociais (THS) pode contribuir de forma significativa
para o desenvolvimento das pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional. As
atitudes das pessoas frente a participar de um THS revelam o quanto elas são
favoráveis a esse treinamento e juntamente com normas subjetivas e percepção de
controle, podem explicar o comportamento de realizar efetivamente um THS. O
objetivo desse estudo foi elaborar e buscar evidências de validade de quatro escalas
para aferir: intenção comportamental, normas subjetivas, percepção de controle e
atitude frente a participar de um THS. Participaram da pesquisa 808 adultos
brasileiros, média de idade de 32,3 anos, 64 por cento mulheres. Os resultados mostraram
instrumentos unifatoriais, com índices psicométricos satisfatórios. A atitude
correlacionou-se positivamente com a intenção de fazer um curso de habilidades
sociais, com cinco das seis dimensões dos valores básicos e com motivação para
aprender. Normas subjetivas e percepção de controle correlacionaram-se
positivamente com intenção comportamental. E intenção comportamental
correlacionou-se positivamente com motivação para aprender. Reuniram-se
diversas evidências de validade que corroboram a adequação dos instrumentos para
aferir os construtos. Ainda, ficou evidenciado que as mulheres e as pessoas que já
tinham participado de um THS mostraram níveis maiores na atitude frente a
participar de um THS. O estudo aponta para possibilidades de uso dos instrumentos
em ambientes acadêmicos e organizacionais.
Resumo
[en] Social Skills Training (SST) can significantly contribute to people s development,
both personally and professionally. People s attitudes toward participating in an
SST reveal how much they see this training favorably, and along with subjective
norms and perception of control, can explain the behavior of effectively taking part
in an SST. The objective of this study was to elaborate and search for evidence of
the validity of four scales measuring: behavioral intention, subjective norms,
perception of control and attitude towards taking part in an SST. Participants were
808 Brazilian adults, with mean age 32.3 years, and 64 percent being women. Our results
showed a one-factor instrument with satisfactory psychometric indices. The attitude
toward SST correlated positively with the intention of taking part in an SST, with
five of the six dimensions of basic values, and with general motivation to learn.
Subjective norms and perception of control were positively correlated with
behavioral intention. And behavioral intention correlated positively with
motivation to learn. Evidence of validity was gathered to corroborate the suitability
of the instrument to measure the construct. Also, it was found that women and
people who had already participated in an SST showed higher levels in their attitude
towards participating in an SST. The study points to the possibility of using these
instruments in organizational and academic environments.
Orientador(es)
JEAN CARLOS NATIVIDADE
Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
Banca
BRUNO FIGUEIREDO DAMASIO
Banca
JEAN CARLOS NATIVIDADE
Catalogação
2020-03-23
Apresentação
2019-04-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47209@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47209@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47209
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF