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Título
[pt] EFEITOS DE ESTÍMULOS COGNITIVOS, AFETIVOS E NORMATIVOS NA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS DE MARCAS CONSIDERADAS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS

Título
[en] THE EFFECTS OF COGNITIVE, AFFECTIVE AND NORMATIVE DRIVERS ON THE PURCHASE INTENTION OF ENVIRONMENTALLY CONCERNED BRANDS PRODUCTS

Autor
[pt] JULIANA WERNECK RODRIGUES

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] MARCA AMBIENTALMENTE RESPONSAVEL

Vocabulário
[pt] AUTO EFICACIA

Vocabulário
[pt] CONSUMO VERDE

Vocabulário
[pt] INTENCAO DE COMPRA

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] ENVIRONMENTALLY CONCERNED BRANDS

Vocabulário
[en] SELF EFFICACY

Vocabulário
[en] GREEN CONSUMPTION

Vocabulário
[en] PURCHASE INTENT

Resumo
[pt] A literatura apresenta lacunas em relação a antecedentes que levam consumidores a comprar produtos de marcas ecologicamente responsáveis. Esta tese propõe um modelo integrando estímulos de naturezas cognitiva, afetiva e normativa e seus impactos na intenção de compra de produtos de tais marcas. Conduziu-se um survey sobre amostra de consumidores que conhecem marcas que se preocupam com preservação ambiental, obtendo-se 419 respostas válidas. Os dados foram submetidos à análise por modelagem por equações estruturais. Os resultados mostraram relações significativas entre estímulos (cognitivos e afetivos) e a atitude em relação a comprar produtos de marcas que se preocupam com a preservação ambiental. A auto eficácia, quando antecede a atitude, também teve efeito significativo e direto sobre a atitude.

Resumo
[en] This study addresses a gap in literature with respect to antecedents that lead consumers to buy products from ecologically concerned brands. This study proposes a model integrating cognitive, affective and normative drivers and their impacts on the purchase intention of products of such brands. The central hypothesis of this study is that the consumer s attitude towards buying these products has cognitive and affective antecedents and that self-efficacy precedes the intention to buy products from brands that are concerned with environmental preservation. A survey was conducted on a sample of consumers who know brands that care about environmental preservation, obtaining 419 valid answers. The data were submitted to analysis by structural equation modeling (SEM). The results showed significant relationships between cognitive and affective drivers and the attitude towards buying products from ecologically concerned brands. Self-efficacy, when it precedes the attitude, also has a significant and direct effect on the attitude.

Orientador(es)
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
JORGE BRANTES FERREIRA

Banca
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES

Banca
MARCOS COHEN

Banca
DENISE FRANCA BARROS

Banca
VERONICA FEDER MAYER

Catalogação
2020-03-02

Apresentação
2019-09-25

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46985@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46985@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46985


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