Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONTROLE MULTIOBJETIVO DE ALTITUDE PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS

Título
[en] MULTI-OBJECTIVE CONTROL OF ALTITUDE FOR UNMANNED AERIAL VEHICLE

Autor
[pt] PETRUS VINICIUS BALLHAUSEN ARRUDA

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[pt] MODELAGEM DE SISTEMAS

Vocabulário
[pt] POUSO E DECOLAGEM VERTICAL

Vocabulário
[pt] VEICULOS AEREOS NAO TRIPULADOS

Vocabulário
[pt] CONTROLADOR PID DIGITAL

Vocabulário
[pt] ALGORITMOS EVOLUTIVOS

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] SYSTEMS MODELING

Vocabulário
[en] LANDING AND VERTICAL TAKEOFF

Vocabulário
[en] UNMANNED AERIAL VEHICLES

Vocabulário
[en] DIGITAL PID CONTROLLER

Vocabulário
[en] EVOLUTIONARY ALGORITHMS

Resumo
[pt] Veículos aéreos não tripulados possuem uma extensa aplicação devido a sua facilidade de operação, dimensões reduzidas, capacidade de pouso e decolagem vertical, voo pairado e alta manobrabilidade. A sua grande desvantagem reside principalmente na autonomia limitada devido à sustentação ser garantida apenas pela rotação contínua das hélices. Este trabalho propõe um controlador PID digital para controle de altitude de um quadrirrotor. Através de simulações, pode-se avaliar o desempenho do controlador. Os ganhos e parâmetros foram ajustados para minimizar o consumo de energia do grupo motopropulsor e o erro de trajetória vertical, para tal, é realizada uma otimização, usando um algoritmo evolutivo de múltiplos objetivos. A otimização pelo algoritmo genético de classificação não-dominado II (NSGAII) convergiu para soluções com bom desempenho no aumento da autonomia de voo e a precisão durante a fase de pouso e decolagem vertical.

Resumo
[en] Unmanned aerial vehicles have a wide application due to their simple and easy operation, small dimensions, vertical takeoff and landing capability, hover flight and high maneuverability. The major disadvantage lies mainly in the limited range because the lift is guaranteed only by the continuous rotation of the propellers. This project proposes a digital PID controller for a quadrotor altitude control. Through simulations the performance of the controller was evaluated. Gains and parameters were adjusted to minimize power consumption of the powertrain and vertical trajectory error. An optimization was performed using a multi-objective evolutionary algorithm. As a result, the non-dominated sorting genetic algorithm II (NSGA-II) has converged to solutions that perform well in increasing flight autonomy and accuracy during the landing and vertical takeoff phase.

Orientador(es)
HELON VICENTE HULTMANN AYALA

Catalogação
2020-02-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46791


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