Título
[pt] MAGISTÉRIO E CONFLITOS URBANOS: NARRATIVAS E POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS DE PROFESSORES EM CONTEXTOS MARCADOS PELA VIOLÊNCIA
Título
[en] TEACHING AND URBAN CONFLICTS: NARRATIVES AND DISCURSIVE POSITIONINGS OF TEACHERS IN CONTEXTS MARKED BY VIOLENCE
Autor
[pt] VIVIANE DOS SANTOS CAVALCANTI
Vocabulário
[pt] NARRATIVA
Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA
Vocabulário
[pt] POSICIONAMENTO
Vocabulário
[pt] HISTORIA DE VIDA
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE DO PROFESSOR
Vocabulário
[en] NARRATIVE
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL
Vocabulário
[en] POSITIONING
Vocabulário
[en] LIFE STORY
Vocabulário
[en] TEACHERS IDENTITY
Resumo
[pt] A presente pesquisa observa uma escola estadual localizada em um bairro no estado do Rio de Janeiro que vem sofrendo mudanças relacionadas aos conflitos urbanos nos últimos anos. Estudando as construções narrativas e os posicionamentos (BAMBERG, 1997; 2002), a pesquisa buscou compreender como os professores constroem suas identidades, lidam com os desafios da violência e se posicionam em relação a Discursos sobre educação e violência.
Resumo
[en] The present study looks at a state school located in Rio de Janeiro which has undergone changes as a result of urban conflicts during recent years. By studying narrative constructions and discursive positioning (BAMBERG, 1997; 2002), this paper aims to investigate how teachers construct their identities, how they deal with the challenges of violence and how they position themselves in relation to Discourses on education and violence.
Catalogação
2020-01-31
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46668@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46668@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.46668
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF