Título
[pt] ESTILOS DE LIDERANÇA E FATORES MOTIVACIONAIS DAS EQUIPES NO CONTEXTO DA ÁREA DE TI
Autor
[pt] MOYSES SEDRAZ DE OLIVEIRA JUNIOR
Vocabulário
[pt] LIDERANCA
Vocabulário
[pt] EQUIPE DE TI
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO HUMANA
Vocabulário
[pt] RECURSO HUMANO
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DA INFORMACAO-TI
Vocabulário
[pt] PESSOA
Resumo
[pt] O ritmo acelerado da tecnologia, a competição por recursos e mercados, a pressão exercida na busca de qualidade com menores prazos e custos, a heterogeneidade da qualificação dos recursos humanos da área de TI dentre outras questões, estão levando as empresas a um novo desafio. Desenvolver e capacitar os recursos para responderem as demandas atuais não é mais suficiente. É necessário definir as competências capazes de assegurarem vantagens competitivas e liderança em um mercado cada vez mais acirrado. Partindo do pressuposto de que quanto mais intenso é o ritmo da inovação, como se percebe na área de TI, mais difícil é sustentar as vantagens competitivas, fica claro de que o que irá garantir o diferencial competitivo serão as competências de gestão e estilos de liderança. As empresas estão atentas a questão de que manter e tratar bem seus funcionários, aqui representados pela área de TI, é primordial. A valorização do recurso humano e a importância de que o gerenciamento sobre esses indivíduos seja adequado, tornou-se fundamental para o sucesso dos projetos. Essa preocupação, porém nem sempre é colocada em prática devido a formação inadequada de alguns líderes cujas competências técnicas ainda predominam. Esses líderes precisam exercitar outras competências tais como inteligência emocional, liderança moral e devem ser capazes de criar, motivar, manter o espírito e comportamento de equipe e dessa forma alcançar objetivos que sejam almejados pela organização e também pelos seus liderados.
Dentro desse cenário de mercado acirrado e competitivo, com base na literatura, artigos e depoimentos de profissionais da área de TI, apresentaremos os diversos estilos de liderança propondo aquele que possa ser mais eficaz para que equipes de TI possam atingir os melhores resultados.
Orientador(es)
JOSE ROBERTO DE SOUZA BLASCHEK
Catalogação
2020-01-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46603@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46603
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF