Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] CONTEMPORANEIDADE E O PREPARO DOS UNIVERSITÁRIOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Título
[en] CONTEMPORARY AND THE PREPARATION OF COLLEGE STUDENTS FOR THE JOB MARKET

Autor
[pt] LETICIA MARIA DA SILVA

Vocabulário
[pt] PERCEPCAO

Vocabulário
[pt] METODO DE APRENDIZAGEM ATIVA

Vocabulário
[pt] QUARTA REVOLUCAO INDUSTRIAL

Vocabulário
[pt] COMPETENCIA

Vocabulário
[en] PERCEPTION

Vocabulário
[en] ACTIVE LEARNING METHOD

Vocabulário
[en] FOURTH INDUSTRIAL REVOLUTION

Vocabulário
[en] COMPETENCES

Resumo
[pt] Estamos passando pela 4a Revolução Industrial, que tem trazido mudanças com uma velocidade exponencial, profunda e de impacto sistêmico. Tal revolução com o surgimento e engajamento de novas tecnologias torna o ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo (mundo VUCA), gerando grandes mudanças na indústria, aumentando a competitividade no mundo dos negócios e trazendo reflexos na força de trabalho. Visto isto, este estudo busca, através de uma pesquisa exploratória qualitativa, entender quais competências ganham maior ênfase segundo a percepção dos gestores, estudantes e professores, para ingressar no mercado de trabalho diante desse cenário. Foram entrevistados quatro estudantes do curso de administração da PUC-Rio, Estácio de Sá e Unicarioca, três professores de administração da PUC-Rio e quatro gestores de RH que trabalham ou já trabalharam em empresas de grande porte. Através da identificação e comparação das percepções acerca do tema de cada entrevistado, percebeu-se que as competências mais valorizadas são a mentalidade voltada para aprendizagem, inteligência emocional, e habilidades interpessoais, e que, na opinião dos estudantes e gestores, os universitários não estão sendo bem preparados para enfrentar este cenário de mudanças intensas da contemporaneidade.

Resumo
[en] The 4th Industrial Revolution is being experienced, which brings changes with exponential, deep speed and systemic impact. Such a revolution, the development and engagement of new technologies becomes a volatile, uncertain, complex and ambiguous environment (VUCA), generating major changes in the industry, increasing competitiveness in the business world and bringing reflexes in the work forces. Thus, this study seeks, through a qualitative exploratory research, understand which competences gain greater emphasis according to the perception of managers, students and teachers, to enter the work market in this scenario. Four students from the Business courses from PUC-Rio, Estácio de Sá e Unicarioca were interviewed, such as three professor from PUC-Rio and four HR managers who worked in large companies. Through the identification and comparison of the perceptions about the subject of each interviewee, it was noticed that the most valued competences are the learning mentality, emotional intelligence and interpersonal skills, and that, in students and managers opinion, university students aren t being well prepared to face this scenario of intense changes and contemporaneity.

Orientador(es)
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES

Catalogação
2020-01-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46582@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46582@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46582


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF