Título
[pt] O IMPACTO DA EXPERIÊNCIA NO CONSUMO DO FUTEBOL: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS TORCEDORES NO MARACANÃ
Título
[en] THE IMPACT OF EXPERIENCE IN FOOTBALL CONSUMPTION
Autor
[pt] THOR RICHTER
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] GESTAO DE ARENA ESPORTIVA
Vocabulário
[pt] MARKETING DE EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] MARACANA
Vocabulário
[pt] COPA DO MUNDO
Vocabulário
[pt] CERVEJA
Vocabulário
[pt] ENTRETENIMENTO
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Vocabulário
[pt] FUTEBOL
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] ARENA MANAGEMENT
Vocabulário
[en] EXPERIENTIAL MARKETING
Vocabulário
[en] MARACANA
Vocabulário
[en] WORLD CUP
Vocabulário
[en] BEER
Vocabulário
[en] ENTERTAINMENT
Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING
Vocabulário
[en] FOOTBALL
Resumo
[pt] O futebol é o esporte mais popular do mundo. O maior campeão de Copa do Mundo é a seleção brasileira, porém a receita dentro dos estádios em campeonatos nacionais vem caindo a cada ano que passa. O foco do trabalho é compreender o comportamento dos torcedores e como a experiência pode impactar no consumo dentro dos estádios. O trabalho será voltado para o público da cidade do Rio de Janeiro que frequenta o Maracanã e tem como objetivo dar sugestões aos gestores do estádio em como aumentar o consumo dos produtos oferecidos e em como fazer com que os torcedores passem mais tempo dentro do estádio aproveitando uma experiência completa. Casos de sucesso como a NBA e o Super Bowl, ambos norte americanos, serviram como exemplo de como agradar o público sem depender da qualidade do jogo principal. Faltam apenas incentivos para que os torcedores voltem a frequentar o estádio e aumentem as receitas dos clubes.
Resumo
[en] Football is the most popular sport in the world. The biggest World Cup champion is the Brazilian national team, but the revenue within the national championship stadiums has been falling with each passing year. The focus of the work is to understand the behavior of fans and how experience can impact consumption within stadiums. The work will be aimed at the public of the city of Rio de Janeiro who attends Maracanã and aims to give suggestions to the stadium managers on how to increase the consumption of the products offered and how to make fans spend more time inside the stadium taking advantage of a complete experience. Success stories such as the NBA and the Super Bowl, both North American, served as an example of how to please the public without depending on the quality of the main game. There are only incentives left for fans to return to the stadium and increase club revenue.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2020-01-15
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46507@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46507@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46507
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF