Título
[pt] O IMPACTO DO PREÇO PSICOLÓGICO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COM PRODUTOS DE DIFERENTES TIPOS
Título
[en] THE IMPACTO OF PSYCHOLOGICAL PRICE: A STUDY OF PRODUCTS WITH DIFFERENT TYPES
Autor
[pt] JULIA SOARES FLOREZ CHAVES
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] PRECO PSICOLOGICO
Vocabulário
[pt] DECISAO
Vocabulário
[pt] PRECO
Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO
Vocabulário
[en] CONSUMER
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL PRICE
Vocabulário
[en] DECISION
Vocabulário
[en] PRICE
Vocabulário
[en] BEHAVIOR
Resumo
[pt] O uso do preço psicológico é comumente praticado por varejistas em todas as suas estratégias de precificação. É usual observar no dia a dia, anúncios com precificacões decimais ou impares, como por exemplo ,99 reais ou 99 reais. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do preço psicológico no comportamento do consumidor em diferentes segmentos de produtos. Para tal, foram escolhidos os setores de conveniência, compra comparada e especialidade. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa descritiva, utilizando o método quantitativo. Para obter os resultados desejados, elaborou-se dois questionários distintos, mas apresentado os mesmos produtos, um com preço psicológico e outro sem. Observou-se então, uma maior intenção de compra aos produtos com preços psicológicos.
Resumo
[en] The use of psychological pricing is commonly practiced by retailers in all of their pricing strategies. It is usual to observe day-to-day ads with decimal or odd prices, such as ,99 reais or 99 reais. This work aims to analyze the impact of psychological prices on consumer behavior in different product segments. For this, the sectors of convenience, comparative buying and specialty were chosen. This research was developed through a descriptive research using the quantitative method. To obtain the desired results, two separate questionnaires were developed, with the same products presented, one with a psychological price and the other without. There was then a greater intention to purchase products with psychological prices.
Orientador(es)
DANIEL KAMLOT
Catalogação
2019-12-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46444@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46444@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46444
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF