Título
[pt] ESTRATÉGIAS PARA AQUISIÇÃO DE TORCEDORES EM UM CLUBE DE FUTEBOL
Título
[en] STRATEGIES FOR ACQUIRING FANS IN A FOOTBALL CLUB
Autor
[pt] JOAQUIM MARIANI LACERDA MARTINS
Vocabulário
[pt] FIDELIDADE
Vocabulário
[pt] FUNIL DE VENDAS
Vocabulário
[pt] SOCIO TORCEDOR
Vocabulário
[pt] FLAMENGO
Vocabulário
[pt] ARQUETIPO
Vocabulário
[pt] AQUISICAO
Vocabulário
[pt] MARKETING ESPORTIVO
Vocabulário
[en] FIDELITY
Vocabulário
[en] SALES FUNNEL
Vocabulário
[en] SUPPORTERS CLUB MEMBER
Vocabulário
[en] FLAMENGO
Vocabulário
[en] ARCHETYPE
Vocabulário
[en] ACQUISITION
Vocabulário
[en] SPORTS MARKETING
Resumo
[pt] Este trabalho busca entender melhor o torcedor de futebol brasileiro, prioritariamente o do Rio de Janeiro, para saber o que o leva a ser fã de algum time, compreendendo também seus hábitos de compra. O estudo levanta importante base de dados que constitui plataforma para a construção de estratégias que visam melhorar a aquisição de torcedores por parte do Clube de Regatas do Flamengo, foco do estudo. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário. Os resultados apresentaram aspectos relevantes
para o entendimento dos motivos pelos quais o Flamengo não atinge tantos torcedores quanto seu potencial permite. A conclusão do trabalho se apresenta como valioso subsídio para gestores profissionais vinculados ao mercado do futebol brasileiro e podem também serem úteis ao departamento de marketing do rubro-negro carioca.
Resumo
[en] This work seeks to better understand the Brazilian soccer fan, mainly from Rio de Janeiro, to know what makes him a fan of some team, also understanding his buying habits. The study raises an important database that constitutes platform for the construction of strategies that aim to improve the acquisition of fans by the Clube de Regatas do Flamengo, focus of the study. A field survey was conducted through a questionnaire. The results presented relevant aspects to understand the reasons why Flamengo does not reach as many fans as its potential allows. The conclusion of the work is presented as a valuable subsidy for professional managers linked to the Brazilian football market and may also be useful to the marketing department of the red-and-black football club from Rio.
Orientador(es)
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO
Catalogação
2019-12-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46425@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46425@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46425
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF