Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] BRASILEIROS NO MERCADO DA SAUDADE: UM EFEITO DO ÊXODO MIGRATÓRIO GLOBAL

Título
[en] BRAZILIANS IN THE MERCADO DA SAUDADE: AN EFFECT OF THE GLOBAL MIGRATORY EXODUS

Autor
[pt] MARIA EDUARDA FARIA GOES FRIAS

Vocabulário
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Vocabulário
[pt] INFLUENCIAS DA CULTURA SOBRE O CONSUMO

Vocabulário
[pt] MERCADO DA SAUDADE

Vocabulário
[pt] PAIS DE ORIGEM

Vocabulário
[pt] ACULTURACAO

Vocabulário
[en] CONSUMER BEHAVIOR

Vocabulário
[en] INFLUENCES OF CULTURE ON CONSUMPTION

Vocabulário
[en] MARKET OF SAUDADE

Vocabulário
[en] COUNTRY OF ORIGIN

Vocabulário
[en] ACCULTURATION

Resumo
[pt] Este estudo teve como objetivo entender os motivos que levam a consumidores brasileiros que moram ou moraram no exterior a consumirem produtos e serviços que remetem ao seu país de origem, dessa forma tentando analisar através de uma perspectiva do comportamento do consumidor como o mercado da saudade atua. Para tal, foi feita uma revisão da literatura sobre esses temas e em seguida, uma pesquisa qualitativa foi realizada com brasileiros que já tiveram a experiência de morar fora por pelo menos 2 anos. A partir dos dados levantados, foi feita uma análise dividida em 4 itens. Concluiu-se, de acordo com a pergunta da pesquisa, os motivos, assim como fatores e consequências, que levam a tais consumidores nestas situações a se tornarem agentes de consumo no então chamado Mercado da Saudade.

Resumo
[en] This study aimed to understand the reasons that lead Brazilian consumers who live or lived abroad to consume products and services that refer to their country of origin, thus trying to analyze from a perspective of consumer behavior such as Mercado da Saudade. For that, were made a review of the literature on these subjects and then a qualitative research with Brazilians who have had the experience of living abroad for at least 2 years. From the data collected, an analysis was made divided into 4 items. It was concluded, according to the research question, the reasons, as well as factors and consequences, that lead such consumers in these situations to become agents of consumption in the socalled Mercado da Saudade.

Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS

Catalogação
2019-12-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46282@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46282@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46282


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF