Título
[pt] A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS
Título
[en] THE HOME AND ITS MASTERS: EDUCATION AT HOME AS A PRACTICE OF THE ELITES IN BRAZIL IN THE 19TH CENTURY
Autor
[pt] MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO FEMININA
Vocabulário
[pt] INSTRUCAO
Vocabulário
[pt] ELITE
Vocabulário
[pt] MESTRE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO DOMESTICA
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] ESTADO
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] EDUCATION FEMININE
Vocabulário
[en] INSTRUCTION
Vocabulário
[en] ELITE
Vocabulário
[en] MASTER
Vocabulário
[en] EDUCATION AT HOME
Vocabulário
[en] CHILDHOOD
Vocabulário
[en] STATE
Resumo
[pt] A educação doméstica foi uma significativa prática de
educação realizada nas Casas do Brasil de Oitocentos, que,
em determinados momentos, consistiu na forma majoritária de
ensinamentos dados a crianças e jovens, naquele tempo e
contexto. Realizada pelos mestres, que se caracterizavam
como professores particulares, preceptores, ou mesmo por
familiares e padres, essa modalidade foi uma prática
constante de educação durante todo o Brasil Imperial, tendo
sua origem na educação de príncipes e nobres e sendo
marcada pela influência européia. A tese propõe-se a
estudar as características dessa prática e das
circunstâncias em que ocorria na Casa, bem como, as
relações que se estabeleciam entre ela, os colégios
particulares e a escola estatal emergente, em um cotidiano
em que conviviam essas diferentes modalidades de educação,
concebidas como formas reconhecidas de educar meninos e
meninas em Oitocentos. A pesquisa está baseada em diversos
tipos de fontes documentais, principalmente em periódicos
da época, que, explicitamente, apresentam como se
configuravam as práticas de educação realizadas na Casa e
como se inscrevem nesse período os mestres, agentes e
responsáveis pela educação das crianças de elite no Brasil
Oitocentista.
Resumo
[en] Education at home was a significant educational practice
held at the Brazilian Homes in the 18th Century, which, in
some moments, represented the largest share of education
imparted to the young and to the children, at that time and
situation. Held over by masters, who assumed the position
of teachers and tutors private, or even by members of the
family or priests, it was a constant practice in education
all over the Imperial period in Brazil, having as its model
the education imparted to princes and the nobility, and as
its main feature the European influence. The thesis
proposes studying the characteristics of this practice and
of the circumstances in which it happened at the House, as
well as the relationships established among it, the private
schools and the emerging state schools, in a daily life
involving the different means of education conceived as
methods to educate boys and girls in the 18th Century. The
research is based on several kinds of documental sources,
mainly from periodicals of the time, which show clearly how
the educational practices held at Home were planned and how
the masters, the agents and the ones in charge of the
education of the children of the elite in Brazil of the
Eighteen Hundreds were inscribed in the period.
Orientador(es)
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA
Banca
MARIA DE LOURDES DE A FAVERO
Banca
ANA MARIA BANDEIRA DE MELLO MAGALDI
Catalogação
2004-03-09
Apresentação
2004-02-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4624
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF