Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS

Título
[en] THE HOME AND ITS MASTERS: EDUCATION AT HOME AS A PRACTICE OF THE ELITES IN BRAZIL IN THE 19TH CENTURY

Autor
[pt] MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO FEMININA

Vocabulário
[pt] INSTRUCAO

Vocabulário
[pt] ELITE

Vocabulário
[pt] MESTRE

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DOMESTICA

Vocabulário
[pt] INFANCIA

Vocabulário
[pt] ESTADO

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] EDUCATION FEMININE

Vocabulário
[en] INSTRUCTION

Vocabulário
[en] ELITE

Vocabulário
[en] MASTER

Vocabulário
[en] EDUCATION AT HOME

Vocabulário
[en] CHILDHOOD

Vocabulário
[en] STATE

Resumo
[pt] A educação doméstica foi uma significativa prática de educação realizada nas Casas do Brasil de Oitocentos, que, em determinados momentos, consistiu na forma majoritária de ensinamentos dados a crianças e jovens, naquele tempo e contexto. Realizada pelos mestres, que se caracterizavam como professores particulares, preceptores, ou mesmo por familiares e padres, essa modalidade foi uma prática constante de educação durante todo o Brasil Imperial, tendo sua origem na educação de príncipes e nobres e sendo marcada pela influência européia. A tese propõe-se a estudar as características dessa prática e das circunstâncias em que ocorria na Casa, bem como, as relações que se estabeleciam entre ela, os colégios particulares e a escola estatal emergente, em um cotidiano em que conviviam essas diferentes modalidades de educação, concebidas como formas reconhecidas de educar meninos e meninas em Oitocentos. A pesquisa está baseada em diversos tipos de fontes documentais, principalmente em periódicos da época, que, explicitamente, apresentam como se configuravam as práticas de educação realizadas na Casa e como se inscrevem nesse período os mestres, agentes e responsáveis pela educação das crianças de elite no Brasil Oitocentista.

Resumo
[en] Education at home was a significant educational practice held at the Brazilian Homes in the 18th Century, which, in some moments, represented the largest share of education imparted to the young and to the children, at that time and situation. Held over by masters, who assumed the position of teachers and tutors private, or even by members of the family or priests, it was a constant practice in education all over the Imperial period in Brazil, having as its model the education imparted to princes and the nobility, and as its main feature the European influence. The thesis proposes studying the characteristics of this practice and of the circumstances in which it happened at the House, as well as the relationships established among it, the private schools and the emerging state schools, in a daily life involving the different means of education conceived as methods to educate boys and girls in the 18th Century. The research is based on several kinds of documental sources, mainly from periodicals of the time, which show clearly how the educational practices held at Home were planned and how the masters, the agents and the ones in charge of the education of the children of the elite in Brazil of the Eighteen Hundreds were inscribed in the period.

Orientador(es)
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA

Banca
MARIA DE LOURDES DE A FAVERO

Banca
ANA MARIA BANDEIRA DE MELLO MAGALDI

Catalogação
2004-03-09

Apresentação
2004-02-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4624


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF