Título
[pt] O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO MILITAR: UM ESTUDO COM CADETES E INSTRUTORES DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS NO SÉCULO XXI
Título
[en] THE PROCESS OF MILITARY SOCIALIZATION: A STUDY WITH THE CADETS AND INSTRUCTORS OF THE BRAZILIAN ARMY MILITARY ACADEMY IN THE 21ST CENTURY
Autor
[pt] DENIS DE MIRANDA
Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO MILITAR
Vocabulário
[pt] SANDHURST
Vocabulário
[pt] ACADEMIA MILITAR
Vocabulário
[pt] INSTRUTOR
Vocabulário
[pt] CADETE
Vocabulário
[en] MILITARY SOCIALIZATION
Vocabulário
[en] SANDHURST
Vocabulário
[en] MILITARY ACADEMY
Vocabulário
[en] INSTRUCTOR
Vocabulário
[en] CADET
Resumo
[pt] A questão básica da pesquisa é desvelar como se processa hoje a socialização dos cadetes da AMAN e como a farda adere à alma desses militares. Diante desse desafio, cadetes, professores e instrutores da AMAN foram entrevistados, questionários de opinião foram aplicados e analisados, juntamente com os documentos oficiais da AMAN e do Exército. O texto fornece ricos dados, relatos e informações que evidenciam as mudanças ocorridas no processo de socialização dos cadetes nos últimos trinta anos, com destaque para as influências advindas de fora da instituição, o mapeamento do perfil social atual dos cadetes, o papel dos professores e instrutores, a rotina dos cadetes, suas linguagens e vivências na caserna. Por fim, o processo de socialização praticado na AMAN é brevemente comparado com o experimentado na Academia Real Militar de Sandhurst, que forma os cadetes para o Exército do Reino Unido.
Resumo
[en] The basic question of the research is to reveal how the socialization of the cadets of AMAN is processed today and how the uniform adheres to the soul of these military personnel. Faced with this challenge, AMAN cadets, teachers and instructors were interviewed, opinion questionnaires were applied and analyzed, along with official AMAN and Army documents. The text provides rich data, reports and information that show the changes that have occurred in the cadet socialization process in the last thirty years, with emphasis on influences from outside the institution, the mapping of cadets current social profile, the role of teachers and instructors, the routine of the cadets, their languages and experiences in the barracks. Finally, the process of socialization practiced in AMAN is briefly compared to that experienced at the Royal Military Academy Sandhurst, which forms the cadets for the UK Army.
Orientador(es)
EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO
Banca
EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO
Banca
EVERTON ARAUJO DOS SANTOS
Banca
SARITA LEA SCHAFFEL
Banca
FERNANDO CARDOSO LIMA NETO
Banca
EURICO DE LIMA FIGUEIREDO
Catalogação
2019-12-05
Apresentação
2019-08-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46198@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46198@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46198
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF