Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] TRACE THE PATH, CONSTRUCT DEVIATIONS: NEOCONCRETISM, MINIMALISM AND THE MEANINGS OF MODERNISM

Título
[pt] TRAÇAR O CAMINHO, CONSTRUIR DESVIOS: NEOCONCRETISMO, MINIMALISMO E OS SENTIDOS DO MODERNISMO

Autor
[pt] ANA PAULA ALMEIDA DANTAS

Vocabulário
[pt] MODERNISMO

Vocabulário
[pt] NEOCONCRETISMO

Vocabulário
[pt] MINIMALISMO

Vocabulário
[pt] CRITICA DE ARTE

Vocabulário
[en] MODERNISM

Vocabulário
[en] NEOCONCRETISM

Vocabulário
[en] MINIMAL ART

Vocabulário
[en] CRITICAL OF ART

Resumo
[pt] Este trabalho se propõe a pensar sobre os possíveis pontos de contato entre o neoconcretismo e o minimalismo, analisados a partir de duas formulações teóricas fundamentais sobre esses movimentos: as noções de não-objeto e objetos específicos, elaboradas por Ferreira Gullar e Donald Judd, respectivamente. Essas ideias buscavam conceituar o novo tipo de objeto de arte tridimensional, e nos dois casos consideravam uma superação dos meios artísticos tradicionais da pintura e da escultura. Apesar das semelhanças entre essas noções, a defesa dessa nova produção artística se fez, para cada grupo, em momentos nos quais a sua relação com a herança da história da arte europeia e a presença do modernismo se davam de formas distintas. A análise desses movimentos a partir da relação que estabeleceram com o modernismo, portanto, revela uma série de camadas textuais atreladas tanto à construção desses grupos de artistas enquanto movimentos, quanto à crítica e à história construída sobre eles - desde seu surgimento, até os dias atuais.

Resumo
[en] This paper aims to think about the possible points of contact between neoconcretism and minimal art, analyzed from two fundamental theoretical formulations on these movements: the notions of non-object and specific objects, elaborated by Ferreira Gullar and Donald Judd, respectively. These notions sought to conceptualize the new type of three-dimensional art object, and in both cases considered an overcoming of the traditional artistic media of painting and sculpture. In spite of the similarities between these notions, the validation of this new artistic production was made, for each group, in moments in which its relation with the heritage of European art history and the presence of modernism occurred in different ways. The analysis of these movements from their relations with modernism, therefore, reveals a series of textual layers linked to the construction of these groups of artists as movements, as well as to the criticism and history built on them - from its inception to the current days.

Orientador(es)
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS

Banca
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS

Banca
FELIPE SCOVINO GOMES LIMA

Catalogação
2019-12-03

Apresentação
2019-08-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46167


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF