Título
[en] TRACE THE PATH, CONSTRUCT DEVIATIONS: NEOCONCRETISM, MINIMALISM AND THE MEANINGS OF MODERNISM
Título
[pt] TRAÇAR O CAMINHO, CONSTRUIR DESVIOS: NEOCONCRETISMO, MINIMALISMO E OS SENTIDOS DO MODERNISMO
Autor
[pt] ANA PAULA ALMEIDA DANTAS
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[pt] NEOCONCRETISMO
Vocabulário
[pt] MINIMALISMO
Vocabulário
[pt] CRITICA DE ARTE
Vocabulário
[en] MODERNISM
Vocabulário
[en] NEOCONCRETISM
Vocabulário
[en] MINIMAL ART
Vocabulário
[en] CRITICAL OF ART
Resumo
[pt] Este trabalho se propõe a pensar sobre os possíveis pontos de contato entre
o neoconcretismo e o minimalismo, analisados a partir de duas formulações
teóricas fundamentais sobre esses movimentos: as noções de não-objeto e
objetos específicos, elaboradas por Ferreira Gullar e Donald Judd,
respectivamente. Essas ideias buscavam conceituar o novo tipo de objeto de arte
tridimensional, e nos dois casos consideravam uma superação dos meios artísticos
tradicionais da pintura e da escultura. Apesar das semelhanças entre essas noções,
a defesa dessa nova produção artística se fez, para cada grupo, em momentos nos
quais a sua relação com a herança da história da arte europeia e a presença do
modernismo se davam de formas distintas. A análise desses movimentos a partir
da relação que estabeleceram com o modernismo, portanto, revela uma série de
camadas textuais atreladas tanto à construção desses grupos de artistas enquanto
movimentos, quanto à crítica e à história construída sobre eles - desde seu
surgimento, até os dias atuais.
Resumo
[en] This paper aims to think about the possible points of contact between
neoconcretism and minimal art, analyzed from two fundamental theoretical
formulations on these movements: the notions of non-object and specific
objects, elaborated by Ferreira Gullar and Donald Judd, respectively. These
notions sought to conceptualize the new type of three-dimensional art object, and
in both cases considered an overcoming of the traditional artistic media of
painting and sculpture. In spite of the similarities between these notions, the
validation of this new artistic production was made, for each group, in moments in
which its relation with the heritage of European art history and the presence of
modernism occurred in different ways. The analysis of these movements from
their relations with modernism, therefore, reveals a series of textual layers linked
to the construction of these groups of artists as movements, as well as to the
criticism and history built on them - from its inception to the current days.
Orientador(es)
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
Banca
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO
Banca
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
Banca
FELIPE SCOVINO GOMES LIMA
Catalogação
2019-12-03
Apresentação
2019-08-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46167@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46167
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF