Título
[pt] ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DO CUBO DE RODA DE UM VEÍCULO OFF ROAD BAJA SAE
Autor
[pt] LUCIANA HERINGER MATILDE
Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO TOPOLOGICA
Vocabulário
[pt] ANSYS WORKBENCH
Vocabulário
[pt] CUBO DE RODA
Vocabulário
[pt] SOLIDWORKS
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivos principais a análise de tensões de um cubo de roda, componente da suspensão de um veículo Off Road Baja SAE, e a otimização topológica desta peça visando a redução de sua massa. A estrutura utilizada é a do atual protótipo da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. Será realizado um estudo completo dos esforços atuantes no componente para potencializar o desempenho do veículo nas competições Baja SAE. Inicialmente, foram determinadas todas as condições críticas em que a peça estaria submetida e, em seguida, foi determinado qual delas seria de maior influência em uma possível falha estrutural. A partir desta análise foi definida uma configuração estrutural ideal para que não aconteça nenhuma falha mecânica e por fim, foi aplicada uma técnica de otimização topológica com o objetivo de minimizar a massa total da peça. haja uma redução de massa, por meio de uma otimização topológica. A modelagem inicial da peça foi desenvolvida no software SolidWorks, e as simulações foram executadas no software Ansys Workbench. Assim, foi necessário importar o arquivo do primeiro programa no Ansys e aplicar as condições de contorno em cada situação. Uma vez definida a estrutura ótima do componente, foi necessário verificar a viabilidade de fabricação. Nesse momento, tanto o orçamento da equipe quanto a facilidade de fabricação foram levados em consideração. Por fim, com a nova estrutura desenvolvida, foi realizada uma nova análise estática para verificação da confiabilidade do projeto.
Orientador(es)
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES
Coorientador(es)
MATHEUS HOFFMANN BRITO
Catalogação
2019-10-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45810@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45810
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