Título
[pt] EVENTOS GASTRONÔMICOS: UM ESTUDO DE EVENTOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] GASTRONOMIC EVENTS: A STUDY OF EVENTS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] ANA CAROLINA DE SOUZA COSENZA
Vocabulário
[pt] TURISMO
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA CRIATIVA
Vocabulário
[pt] EVENTO GASTRONOMICO
Vocabulário
[pt] GASTRONOMIA
Vocabulário
[en] TOURISM
Vocabulário
[en] CREATIVE INDUSTRY
Vocabulário
[en] GASTRONOMIC EVENTS
Vocabulário
[en] GASTRONOMY
Resumo
[pt] Os eventos gastronômicos vêm despertando grande interesse por parte da sociedade, contribuindo para a geração de empregos, aumento da fonte de renda e atração de turistas. O Brasil possui grande diversidade gastronômica, havendo um potencial a ser explorado. Dentro desse contexto, o trabalho teve como objetivo realizar um levantamento junto às pessoas que participam de eventos gastronômicos na cidade do Rio de Janeiro – seja na condição de consumidor, empreendedor ou empregado. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, envolvendo observação participante e aplicação de 200 formulários em três eventos com características distintas: Feira Orgânica de Ipanema; Babilônia Feira Hype; e Rio Fashion Day: Festival Gastronômico. Os resultados mostraram que esses eventos têm atraído um público bastante diversificado e com frequente participação; que esses eventos têm se mostrado bastante rentáveis para os empreendedores; e que, na percepção dos respondentes, os eventos gastronômicos têm grande potencial para a atração de turistas e desenvolvimento da economia local, confirmando o que vêm sendo apontado na literatura internacional sobre o assunto.
Resumo
[en] The gastronomic events have been arousing great interest on the part of society, contributing to the generation of jobs, to increase income sources and to attract tourists. Brazil has great gastronomical diversity, there is a potential to be explored. Within this context, the objective of this work was to conduct a survey with the people who participate in gastronomic events in the city of Rio de Janeiro - whether in the condition of consumer, entrepreneur or employee. The study was developed based on bibliographical research and field research, involving participant observation and application of 200 forms in three events with distinct characteristics: Feira Orgânica de Ipanema; Babilônia Feira Hype; and Rio Fashion Day: Festival Gastronômico. The results showed that these events have attracted an audience quite diverse and frequent participation; that these events have shown to be very profitable for entrepreneurs; and that, in the perception of the respondents, the gastronomic events have great potential for attraction of tourists and local economic development, confirming what has been reported in the international literature on the subject.
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2019-10-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45807@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45807@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45807
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