Título
[pt] DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO TRANSIENTE DE MOTOR FOGUETE A PROPELENTE SÓLIDO
Título
[en] DEVELOPMENT OF A TRANSIENT MODEL OF SOLID PROPELLANT ROCKET MOTOR
Autor
[pt] MARIA CLARA DE JESUS VIEIRA
Vocabulário
[pt] INSTABILIDADE
Vocabulário
[pt] KN-SUCROSE
Vocabulário
[pt] PROPELENTE SOLIDO
Vocabulário
[pt] MOTOR FOGUETE
Vocabulário
[en] INSTABILITY
Vocabulário
[en] KN-SUCROSE
Vocabulário
[en] SOLID PROPELLANT
Vocabulário
[en] ROCKET MOTOR
Resumo
[pt] Um foguete é uma máquina que se desloca através da ejeção de um escoamento supersônico de um fluxo de gás a altas temperaturas. O foguete pode ter dois tipos de propelente, podendo ser tanto líquido quanto sólido, e de diversas composições químicas. Os motores de propelente líquido precisam de dois componentes: o combustível e o oxidante. No motor foguete de propelente sólido, o propelente se encontra armazenado no interior da câmara de combustão, em forma de grão. Depois de sua ignição o propelente
é consumido até o fim, devido a isso, não é possível controlar a queima do propelente, podendo ocorrer variações consideráveis na pressão, resultando em instabilidades na combustão quando determinadas frequências são alcançadas. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é estudar a estabilidade do propelente KNSU. Foi utilizada a metodologia encontrada na literatura. Dessa forma, caracterizou-se faixa de frequência e a função de resposta em frequência do propelente. Como resultado, obteve-se as curvas da função de resposta em frequência para o KNSU, identificando a faixa de frequência na qual ocorre a instabilidade.
Resumo
[en] A rocket is a machine that moves through the ejection of a supersonic gas flow at high temperatures. The rocket can have two types of propellant, can be both liquid and solid, and various chemical compositions. Liquid propellant engines need two components: the fuel and the oxidizer. In the solid propellant rocket motor, the propellant is stored inside the combustion chamber in the form of a propellant grain. After ignition the propellant is consumed to the end, due to this, it is not possible to control the burning of the propellant, and considerable variations in the pressure can occur, resulting in combustion instabilities, when certain frequencies are reached. Therefore, the general objective of this work is to study the stability of the KNSU propellant. The methodology found in the literature was used. Thus, we characterized the propellant frequency range and frequency response function. As a result, the frequency response function curves for the KNSU were obtained and identified the frequency range at which instability occurs.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA
Coorientador(es)
FERNANDO DE SOUZA COSTA
Catalogação
2019-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45536@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45536@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45536
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