Título
[pt] ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS COM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL (DBE) EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
Título
[en] EXPERIMENTAL ANALYSIS OF DIESEL-BIODIESEL-ETHANOL (DBE) BLENDS FOR COMPRESSION ENGINES
Autor
[pt] JOAO MARCELO GRIGOLETTO DA ROCHA
Vocabulário
[pt] BIODIESEL
Vocabulário
[pt] ATRASO DE IGNICAO
Vocabulário
[pt] ETANOL
Vocabulário
[pt] DIESEL
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[en] BIODIESEL
Vocabulário
[en] IGNITION DELAY
Vocabulário
[en] ETHANOL
Vocabulário
[en] DIESEL
Vocabulário
[en] ACHIEVEMENT
Resumo
[pt] Atualmente, com a necessidade de reduzir a emissão de poluentes produzidos pela combustão de combustão de combustíveis fósseis e aumentar a eficiência de motores e máquinas deste tipo, estudos para melhorar o desempenho de motores à combustão estão sendo desenvolvidos. O presente trabalho tem o objetivo de validar o método mais preciso para ser utilizado no cálculo do atraso de ignição em motores a diesel de quatro tempos de combustão interna através da utilização de misturas diesel-biodiesel-etanol, além de avaliar a relação do avanço do instante de injeção de combustível com a eficiência energética, a pressão no cilindro e atraso de ignição. Para este estudo, foi desenvolvido uma rotina no programa computacional Matlab para ler os dados de testes realizados em uma dissertação do DEM PUCRio. A partir dos dados gerados, foi possível comprovar que o método mais eficaz para o cálculo do atraso de ignição e que a eficiência não necessariamente aumenta com a redução do atraso de ignição.
Resumo
[en] Nowadays, the need for reductions on emissions caused by fossil fuels combustion is getting higher as well as the need for increasing the energetic efficiency of combustion engines. To attend this demand, a higher number of studies on this field are being developed to find ways to produce more eco-friendly engines. The present work is focused on validate the most precise method to be used for ignition delay calculation on internal combustion engines using diesel-biodieselethanol blends as well as relating the ID, efficiency, cylinder pressure and fuel injection point. For this study, a Matlab computer software routine was developed to adjust the data created during a test previously performed in order to calculate the ignition delay by different methods, energy efficiency, specific consumption, maximum pressure and its position. Based on this data, it was possible to prove the most effective method and that the efficiency does not necessarily reduces with the ID reduction.
Orientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Coorientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA
Catalogação
2019-09-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45466
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