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Título
[en] METHODOLOGIES AND 4.0 TECHNOLOGIES FOR THE SUSTAINABLE MANUFACTURING OF MECHANICAL COMPONENTS

Título
[pt] METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS 4.0 PARA A FABRICAÇÃO SUSTENTÁVEL DE COMPONENTES MECÂNICOS

Autor
[pt] VIVIAM CINTRA DE A GUIMARAES

Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE

Vocabulário
[pt] SUPORTE DE MOLA

Vocabulário
[pt] SUSPENSAO DE CAMINHAO

Vocabulário
[pt] SUCATA

Vocabulário
[pt] RECICLAGEM METALICA

Vocabulário
[pt] MICROFUSAO

Vocabulário
[pt] PMMA

Vocabulário
[pt] INDUSTRIA 4 0

Vocabulário
[pt] ECONOMIA CIRCULAR

Vocabulário
[pt] MANUFATURA ADITIVA

Vocabulário
[pt] PROCESSO DE FABRICACAO

Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY

Vocabulário
[en] SPRING SUPPORT

Vocabulário
[en] TRUCK SUSPENSION

Vocabulário
[en] METAL RECYCLING

Vocabulário
[en] METAL RECYCLING

Vocabulário
[en] MICROFUSION

Vocabulário
[en] PMMA

Vocabulário
[en] INDUSTRY 4 0

Vocabulário
[en] CIRCULAR ECONOMY

Vocabulário
[en] ADDITIVE MANUFACTURING

Resumo
[pt] Este trabalho propõe uma metodologia para a fabricação de um componente mecânico do sistema de suspensão traseira do e-Delivery, um caminhão Volkswagen, elétrico, leve e de circulação urbana, desenvolvido pela MAN Latin America, em Resende - Rio de Janeiro. O objeto de estudo é um suporte de mola de suspensão composto de ferro fundido nodular GGG-40 e a estratégia de fabricação desenvolvida baseia-se na união de diferentes áreas de pesquisa e tecnologia: reciclagem, manufatura aditiva e microfusão. Para a realização do trabalho, foram utilizados conhecimentos adquiridos nas disciplinas do ciclo profissional da Engenharia Mecânica, em especial, Processos de Fabricação e Materiais de Engenharia, e estudou-se diversas referências bibliográficas, todas as quais são indicadas ao longo do texto. O trabalho foi elaborado de forma a poder ser adaptado para a fabricação de outros tipos de componentes mecânicos, apoiando-se nos princípios da sustentabilidade e tendo como objetivo a sua possível inserção em um contexto futuro de economia circular.

Resumo
[en] This work suggests a methodology for the manufacturing of a mechanical component, which is part of the rear suspension system of e-Delivery, a light Volkswagen electric truck developed for urban circulation by MAN Latin America, at Resende - Rio de Janeiro. The object of this study is a rear spring bracket made of nodular cast iron and the strategy developed for its manufacturing is based on the combination of different areas of research and technology: recycling, additive manufacturing and investment casting. For the accomplishment of this work, one used knowledge gathered in various subjects during graduation in Mechanical Engineering, such as Manufacturing Processes and Engineering Materials, and, also, various bibliographic references were studied, all of which are indicated along the text. This work was developed in a way it can be adapted to the manufacturing of other mechanical components, aiming accordance with the concepts of sustainability and a possible future insertion in a context of circular economy.

Orientador(es)
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES

Coorientador(es)
DANIEL LUIZ DE MATTOS NASCIMENTO

Catalogação
2019-08-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44957@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44957@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44957


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