Título
[en] METHODOLOGIES AND 4.0 TECHNOLOGIES FOR THE SUSTAINABLE MANUFACTURING OF MECHANICAL COMPONENTS
Título
[pt] METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS 4.0 PARA A FABRICAÇÃO SUSTENTÁVEL DE COMPONENTES MECÂNICOS
Autor
[pt] VIVIAM CINTRA DE A GUIMARAES
Vocabulário
[pt] SUSTENTABILIDADE
Vocabulário
[pt] SUPORTE DE MOLA
Vocabulário
[pt] SUSPENSAO DE CAMINHAO
Vocabulário
[pt] SUCATA
Vocabulário
[pt] RECICLAGEM METALICA
Vocabulário
[pt] MICROFUSAO
Vocabulário
[pt] PMMA
Vocabulário
[pt] INDUSTRIA 4 0
Vocabulário
[pt] ECONOMIA CIRCULAR
Vocabulário
[pt] MANUFATURA ADITIVA
Vocabulário
[pt] PROCESSO DE FABRICACAO
Vocabulário
[en] SUSTAINABILITY
Vocabulário
[en] SPRING SUPPORT
Vocabulário
[en] TRUCK SUSPENSION
Vocabulário
[en] METAL RECYCLING
Vocabulário
[en] METAL RECYCLING
Vocabulário
[en] MICROFUSION
Vocabulário
[en] PMMA
Vocabulário
[en] INDUSTRY 4 0
Vocabulário
[en] CIRCULAR ECONOMY
Vocabulário
[en] ADDITIVE MANUFACTURING
Resumo
[pt] Este trabalho propõe uma metodologia para a fabricação de um componente mecânico do sistema de suspensão traseira do e-Delivery, um caminhão Volkswagen, elétrico, leve e de circulação urbana, desenvolvido pela MAN Latin America, em Resende - Rio de Janeiro. O objeto de estudo é um suporte de mola de suspensão composto de ferro fundido nodular GGG-40 e a estratégia de fabricação desenvolvida baseia-se na união de diferentes áreas de pesquisa e tecnologia: reciclagem, manufatura aditiva e microfusão. Para a realização do trabalho, foram utilizados conhecimentos adquiridos nas disciplinas do ciclo profissional da Engenharia Mecânica, em especial, Processos de Fabricação e Materiais de Engenharia, e estudou-se diversas referências bibliográficas, todas as quais são indicadas ao longo do texto. O trabalho foi elaborado de forma a poder ser adaptado para a fabricação de outros tipos de componentes mecânicos, apoiando-se nos princípios da sustentabilidade e tendo como objetivo a sua possível inserção em um contexto futuro de economia circular.
Resumo
[en] This work suggests a methodology for the manufacturing of a mechanical component, which is part of the rear suspension system of e-Delivery, a light Volkswagen electric truck developed for urban circulation by MAN Latin America, at Resende - Rio de Janeiro. The object of this study is a rear spring bracket made of nodular cast iron and the strategy developed for its manufacturing is based on the combination of different areas of research and technology: recycling, additive manufacturing and investment
casting.
For the accomplishment of this work, one used knowledge gathered in various subjects during graduation in Mechanical Engineering, such as Manufacturing Processes and Engineering Materials, and, also, various
bibliographic references were studied, all of which are indicated along the text. This work was developed in a way it can be adapted to the manufacturing of other mechanical components, aiming accordance with
the concepts of sustainability and a possible future insertion in a context of circular economy.
Orientador(es)
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES
Coorientador(es)
DANIEL LUIZ DE MATTOS NASCIMENTO
Catalogação
2019-08-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44957@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44957@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44957
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