Título
[pt] A CONTRIBUIÇÃO DO DISCURSO HISTÓRICO ESCOLAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS ESTUDANTES
Autor
[pt] ALICE MABEL PRATES MONTEIRO
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO
Vocabulário
[pt] DISCURSO HISTORICO ESCOLAR
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] MULTICULTURALISMO
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar a relação entre a forma como o discurso histórico escolar é elaborado pelos professores em sala de aula e a construção identitária dos discentes. Para isso, compreende-se o conceito de representação como elemento chave nos processos de identificação, subjetivação e incorporação ativa do imaginário social presente na realidade brasileira. Partindo da perspectiva teórica proporcionada pela Nova História Cultural, aliada aos estudos sobre o ensino de história, é intenção salientar o potencial performativo do discurso, bem como frisar o compromisso educacional de constante combate às desigualdades sociais. Para isso, a proposta apresentada no presente trabalho baseia-se na formulação e aplicação de uma narrativa histórica descentrada, denominada multiculturalismo performativo, capaz de fornecer subsídios para uma reflexão crítica pelos discentes acerca da realidade e abrir, assim, possibilidades para atitudes transformadoras.
Orientador(es)
IAMARA DA SILVA VIANA
Catalogação
2019-08-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43819@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43819
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF