Título
[pt] ENTENDENDO O PAPEL DA DEMOCRACIA EM MINHAS AULAS
Título
[en] UNDERSTANDING THE ROLE OF DEMOCRACY IN MY CLASSES
Autor
[pt] NINA MARIA FACCIOLI RIBEIRO VILARINO
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA EM SALA DE AULA
Vocabulário
[pt] TRABALHO PARA O ENTENDIMENTO
Vocabulário
[pt] ATIVIDADE REFLEXIVA POTENCIALMENTE EXPLORAVEL
Vocabulário
[pt] ATIVIDADE PEDAGOGICA POTENCIALMENTE EXPLORAVEL - PEPA
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Vocabulário
[en] DEMOCRACY IN THE CLASSROOM
Vocabulário
[en] WORK FOR UNDERSTANDING
Vocabulário
[en] POTENTIALLY EXPLOITABLE REFLECTIVE ACTIVITY
Vocabulário
[en] POTENTIALLY EXPLOITABLE PEDAGOGIC ACTIVITY - PEPA
Resumo
[pt] Esta pesquisa tem como objetivo entender uma questão que surgiu durante uma das minhas aulas. Usei a Prática Exploratória como estrutura pedagógica para entender essa questão através de uma APPE (Atividade Pedagógica Potencialmente Explorável) e uma ARPE (Atividade Reflexiva Potencialmente Explorável). Enquanto estávamos desenvolvendo a APPE na qual os alunos do sexto ano deveriam formular perguntas usando por que, um aluno fez a seguinte pergunta: Por que não há democracia na aula? Essa pergunta chamou minha atenção e eu comecei a refletir sobre a minha prática em relação à democracia. A APPE levou à ARPE na qual os alunos deveriam escolher uma das frases para completar: Há democracia em aula porque... ou Não há democracia em aula porque... Neste estudo, eu tento entender as características de uma sala de aula democrática e também se há democracia na minha sala de aula. As descobertas deste trabalho podem despertar a curiosidade em outros aprendizes sobre suas práticas, suas salas de aula e democracia.
Resumo
[en] This research aims to understand a puzzle which emerged during one of my classes. I used Exploratory Practice as the pedagogic framework to understand this puzzle through a PEPA (Potentially Exploitable Pedagogic Activity) and a PERA (Potentially Exploitable Reflective Activity). While we were developing the PEPA in which sixth graders should ask why questions, a student came up with the following question Why isn t there democracy in class? This question called my attention and I started to reflect upon my practice in relation to democracy. The PEPA led to the PERA in which students should choose one of the sentences to complete, There is democracy in class because . . . or There isn t democracy in class because . . . In this study, I try to understand the characteristics of a democratic classroom and also if there is democracy in my classroom. The findings of this paper might arouse the curiosity in other learners about their practices, their classrooms and democracy.
Orientador(es)
MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA
Catalogação
2019-08-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43091@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43091@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43091
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF