Título
[pt] O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título
[en] THE ROLE OF SOCIAL REPRESENTATIONS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION
Autor
[pt] LUCIANA MELLO RIBEIRO
Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO SOCIAL
Vocabulário
[pt] JORNALISMO AMBIENTAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL
Vocabulário
[en] SOCIAL REPRESENTATION
Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL JOURNALISM
Vocabulário
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION
Resumo
[pt] A pesquisa buscou identificar as representações de
ambiente, educação e informação que mobilizam a prática
de
educadores e jornalistas ambientais e a forma como isso
ocorre. Procurou-se entender como se constituem tais
representações e que relação guarda o processo de
construção destas com aspectos da vida, como a família, a
formação para o trabalho e o exercício profissional. Os
dados foram colhidos através de entrevistas semi-
estruturadas, havendo questões em comum e outras
específicas a cada uma das profissões. Para a
interpretação, utilizou-se a análise de conteúdo.
Entender
como se estruturam as representações destes profissionais
contribui para pensar possíveis estratégias para a
formação
continuada, destinadas a qualificar a educação ambiental
e
o ecojornalismo. A percepção, os valores e a experiência
foram componentes significativos para desvendar o caminho
das representações.
Resumo
[en] The research had the scope of identifying the environment,
education and information representations, which mobilize
the practice of educators and newspapermen and how it
occurs. We have tried to understand how such
representations are created and what relationship the
process of construction of these has with aspects of life,
as the family, the formation for work and the professional
practice. The data have been gathered by means of semi-
structured interviews, having questions in common and other
ones specific to each of the professions. As regards
interpretation the content analysis has been used.
Understanding how the representations of these
professionals are structured contributes to think possible
strategies for continued formation with the purpose of
qualifying the environmental education and ecojournalism.
The perception, values and the experience were significant
components to unveil the path of representations.
Orientador(es)
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS
Banca
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS
Banca
ROSALIA MARIA DUARTE
Banca
MARIA DE LOURDES SPASSIANI
Catalogação
2003-12-10
Apresentação
2003-05-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4292@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4292@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4292
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE QUADROS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF CAPÍTUTO 9 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF