Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CONTRIBUIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA INGLESA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Título
[en] THE CONTRIBUTION AND DEVELOPMENT OF THE ENGLISH SCHOOL OF INTERNATIONAL RELATIONS

Autor
[pt] EMERSON MAIONE DE SOUZA

Vocabulário
[pt] ESCOLA INGLESA

Vocabulário
[pt] KOSOVO

Vocabulário
[pt] POS POSITIVISMO

Vocabulário
[pt] HEDLEY BULL

Vocabulário
[pt] MARTIN WIGHT

Vocabulário
[pt] TEORIA DAS RELACOES INTERNACIONAIS

Vocabulário
[en] ENGLISH SCHOOL

Vocabulário
[en] KOSOVO

Vocabulário
[en] POST POSITIVISM

Vocabulário
[en] HEDLEY BULL

Vocabulário
[en] MARTIN WIGHT

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL RELATIONS THEORY

Resumo
[pt] O objetivo da dissertação é avaliar a contribuição e o desenvolvimento da Escola Inglesa de Relações Internacionais. Para tanto, opta-se pela análise histórica, priorizando-se uma abordagem cronológica. Nesse sentido, analisa-se, inicialmente, a contribuição de dois de seus principais teóricos: Martin Wight e Hedley Bull, que estabeleceram os eixos teóricos e conceituais constitutivos da Escola. Na segunda parte, considera-se o debate sobre a identidade e a validade da contribuição da Escola nos anos 1980. Na última parte, apresenta-se uma avaliação da Escola Inglesa nos anos 1990. Introduz-se, então, a bifurcação entre uma vertente crítica e outra clássica e a inovação trazida por uma nova geração de teóricos. Por fim, procura- se apresentar, de forma crítica, o debate travado dentro da Escola sobre o conflito do Kosovo.

Resumo
[en] The aim of this dissertation is to evaluate the contribution and the development of the English School of International Relations. In order to achieve this, the analytical axis will be historic, emphasising a chronological approach. In this sense, it was accessed the contribution of two of its leading theorists: Martin Wight and Hedley Bull, that together established the mains theoretical and conceptual axis constitutive of the school. In the second part, the debate about the identity and the validity of the contribution of the school in the 1980s was analysed. In the last part, it is offered an evaluation of the English School in the 1990s. Its bifurcation into two approaches, a critical and a classical one; and the theoretical innovation brought by a new generation of theorists, will be introduced. Latter on, it will be offered an critical analysis of the debate that took place in the English School after the conflict at Kosovo.

Orientador(es)
MONICA HERZ

Banca
MONICA HERZ

Banca
NIZAR MESSARI

Banca
FLAVIA DE CAMPOS MELLO

Catalogação
2003-12-10

Apresentação
2003-06-27

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4290@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4290@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4290


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
BIBLIOGRAFIA PDF