Título
[pt] A CONTRIBUIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA INGLESA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Título
[en] THE CONTRIBUTION AND DEVELOPMENT OF THE ENGLISH SCHOOL OF INTERNATIONAL RELATIONS
Autor
[pt] EMERSON MAIONE DE SOUZA
Vocabulário
[pt] ESCOLA INGLESA
Vocabulário
[pt] KOSOVO
Vocabulário
[pt] POS POSITIVISMO
Vocabulário
[pt] HEDLEY BULL
Vocabulário
[pt] MARTIN WIGHT
Vocabulário
[pt] TEORIA DAS RELACOES INTERNACIONAIS
Vocabulário
[en] ENGLISH SCHOOL
Vocabulário
[en] KOSOVO
Vocabulário
[en] POST POSITIVISM
Vocabulário
[en] HEDLEY BULL
Vocabulário
[en] MARTIN WIGHT
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL RELATIONS THEORY
Resumo
[pt] O objetivo da dissertação é avaliar a contribuição e o
desenvolvimento da Escola Inglesa de Relações
Internacionais. Para tanto, opta-se pela análise histórica,
priorizando-se uma abordagem cronológica. Nesse sentido,
analisa-se, inicialmente, a contribuição de dois de seus
principais teóricos: Martin Wight e Hedley Bull, que
estabeleceram os eixos teóricos e conceituais constitutivos
da Escola. Na segunda parte, considera-se o debate sobre a
identidade e a validade da contribuição da Escola nos anos
1980. Na última parte, apresenta-se uma avaliação da Escola
Inglesa nos anos 1990. Introduz-se, então, a bifurcação
entre uma vertente crítica e outra clássica e a inovação
trazida por uma nova geração de teóricos. Por fim, procura-
se apresentar, de forma crítica, o debate travado dentro da
Escola sobre o conflito do Kosovo.
Resumo
[en] The aim of this dissertation is to evaluate the
contribution and the development of the English School of
International Relations. In order to achieve this, the
analytical axis will be historic, emphasising a
chronological approach. In this sense, it was accessed the
contribution of two of its leading theorists: Martin
Wight and Hedley Bull, that together established the mains
theoretical and conceptual axis constitutive of the school.
In the second part, the debate about the identity and the
validity of the contribution of the school in the 1980s was
analysed. In the last part, it is offered an evaluation of
the English School in the 1990s. Its bifurcation into two
approaches, a critical and a classical one; and the
theoretical innovation brought by a new generation of
theorists, will be introduced. Latter on, it will be
offered an critical analysis of the debate that took
place in the English School after the conflict at Kosovo.
Orientador(es)
MONICA HERZ
Banca
MONICA HERZ
Banca
NIZAR MESSARI
Banca
FLAVIA DE CAMPOS MELLO
Catalogação
2003-12-10
Apresentação
2003-06-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4290@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4290@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4290
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF BIBLIOGRAFIA PDF