Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] DELEVELOPMENT AND ANALYSIS OF A ANTISKID BRAKE CONTROLLER FOR AIRCRAFT APPLICATIONS

Título
[pt] DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM CONTROLADOR DE FREIOS PARA A APLICAÇÃO EM AERONAVES

Autor
[pt] PABLO MILHEIRO NOVAES DE ARAUJO

Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO

Vocabulário
[pt] DESLIZAMENTO DE PNEU

Vocabulário
[pt] CONTROLADOR PID DIGITAL

Vocabulário
[pt] MODELAGEM DE SISTEMA

Vocabulário
[pt] SISTEMA ANTIDERRAPANTE

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE FREIO DE AERONAVE

Vocabulário
[pt] ALGORITMOS EVOLUTIVOS

Vocabulário
[en] OPTIMIZATION

Vocabulário
[en] TIRE SLIP RATIO

Vocabulário
[en] DIGITAL PID CONTROLLER

Vocabulário
[en] SYSTEM MODELING

Vocabulário
[en] AIRCRAFT ANTISKID BRAKING SYSTEM

Vocabulário
[en] AIRCRAFT BRAKING SYSTEM

Vocabulário
[en] EVOLUTIONARY ALGORITHMS

Resumo
[pt] Os sistemas de controle de freio são imprescindíveis para as grandes aeronaves atuais, devido à grande energia a ser dissipada durante a manobra de pouso ou de rejeição de decolagem. Para garantir o melhor desempenho de frenagem é necessário atingir o maior coeficiente de atrito entre pneu e solo, o qual varia com o deslizamento do pneu e as condições da pista. Desta forma, para freiar a aeronave da maneira mais eficiente possível, o sistema de controle de freio deve assegurar que o deslizamento do pneu esteja na faixa ótima para cada tipo de pista. Este trabalho propõe a aplicação de um controlador PID digital para o controle do deslizamento do sistema não linear. Uma simulação usando um modelo de trem de pouso, de atuação e de pneu é utilizada para o projeto do controlador. A metodologia é aplicada utilizando uma otimização por dois algoritmos evolutivos para a parametrização do controlador. A otimização por enxame de partículas e por algoritmo genético convergiram para controladores com bom desempenho para seguir o valor de referência de deslizamento, para isso uma função objetivo capaz de penalizar soluções instáveis foi dimensionada.

Resumo
[en] Automatic and antiskid braking systems are primary requirements for new aircraft designs, specially airliners, because of the massive kinetic energy to be dissipated during landing or a reject take-off maneuver. To ensure the best braking performance, the friction coefficient between tire and road should be held at the maximum value. However, this parameter depends on the tire slip ratio and the road conditions. Thus, to accomplish a efficient braking maneuver, the braking control system should ensure that the slip ratio is in a optimum value for each road type. This project proposes the application of a digital PID controller to the nonlinear aircraft model. A landing gear motion model with actuation and tire curves is used in the simulation for the controller design. Then, a optimization using two evolutionary algorithms is made in order to determine the controller parameters. As a result, the particle swarm optimization and the genetic algorithm converged to a optimum controller after the implementation of a cost function able to penalize unstable solutions.

Orientador(es)
HELON VICENTE HULTMANN AYALA

Catalogação
2019-08-01

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42652


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