Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O QUE É MONOTONIA?: ENTENDENDO A QUALIDADE DE VIDA EM MINHAS AULAS DE INGLÊS

Título
[en] WHAT IS MONOTONY?: UNDERSTANDING THE QUALITY OF LIFE IN MY ENGLISH LANGUAGE CLASSES

Autor
[pt] LEANDRO NOVAES DA SILVA

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] MONOTONIA

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] MONOTONY

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Vocabulário
[en] MOTIVATION

Resumo
[pt] O fato de algumas das minhas aulas parecerem monótonas me motivou a realizar este projeto de pesquisa. Eu me questionei quanto às razões pelas quais os professores tentam evitar aulas monótonas sem tentar se quer entender o fenômeno junto com seus alunos. Eu acredito que este trabalho pode contribuir para desenvolver indivíduos críticos e promover colaboração e interação entre os participantes em sala de aula. De acordo com Dick Allwright (2001), aprender é fundamentalmente baseado em relacionamento. Portanto, a monotonia não pode simplesmente ser ignorada como se estivéssemos lutando por soluções ou mudanças. De fato, os professores devem trabalhar para entender e talvez encontrar alguma base para tomar as ações apropriadas. Por essas razões, optei por uma abordagem qualitativa baseada na Prática Exploratória, a fim de investigar a perspectiva dos alunos em relação à aulas monótonas. Eles são encorajados a expressar seus sentimentos e pensamentos por meio de um APPE pela qual interagimos e refletimos sobre qualidade de vida em sala de aula. Os alunos também escreveram narrativas sobre suas experiências acadêmicas as quais podem refletir suas crenças e motivações, de modo a chegar a entendimentos durante o processo de investigação.

Resumo
[en] The fact that some of my classes seemed to be monotonous motivated me to carry out this research project. I wonder about the reasons why teachers attempt to avoid monotonous classes without trying to understand the phenomenon together with their students. I believe this work may contribute to develop critical individuals and promote collaboration and interaction among classroom practitioners. According to Dick Allwright (2001), learning is all about relationship. Therefore, monotony cannot simply be ignored as if we were struggling for solutions or changes. In fact, teachers should work for understanding and perhaps try to find some basis to take appropriate actions. For these reasons, I chose a qualitative approach based on Exploratory Practice in order to investigate students perspective in relation to monotonous classes. They are encouraged to express their feelings and thoughts by means of a PEPA whereby we will interact and reflect about quality of life in the classroom. Students also wrote narratives about their academic experience which may reflect their beliefs and motivations so as to come to understandings during the investigation process.

Orientador(es)
MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA

Catalogação
2019-07-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41706@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41706@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41706


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF