Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A CIÊNCIA COMO JOGO: ABORDAGENS LÚDICAS AO DESIGN DE INTERFACES PARA SOFTWARE CIENTÍFICO

Título
[en] SCIENCE AS A GAME: PLAYFUL APPROACHES TO SCIENTIFIC SOFTWARE INTERFACE DESIGN

Autor
[pt] FRANCISCO OLIVEIRA DE QUEIROZ

Vocabulário
[pt] PESQUISA-ACAO

Vocabulário
[pt] DESIGN COLABORATIVO

Vocabulário
[pt] GAMIFICACAO

Vocabulário
[pt] CIENCIA COMPUTACIONAL

Vocabulário
[pt] SOFTWARE CIENTIFICO

Vocabulário
[pt] CODESIGN

Vocabulário
[pt] DESIGN PARTICIPATIVO

Vocabulário
[pt] DESIGN DE JOGOS

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA CIENCIA

Vocabulário
[pt] FILOSOFIA DA CIENCIA

Vocabulário
[pt] USABILIDADE

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[en] ACTION RESEARCH

Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN

Vocabulário
[en] GAMIFICATION

Vocabulário
[en] COMPUTATIONAL SCIENCE

Vocabulário
[en] SCIENTIFIC SOFTWARE

Vocabulário
[en] CODESIGN

Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN

Vocabulário
[en] GAMES DESIGN

Vocabulário
[en] HISTORY OF SCIENCE

Vocabulário
[en] PHILOSOPHY OF SCIENCE

Vocabulário
[en] USABILITY

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Resumo
[pt] De grande importância para pesquisa científica, o software científico se mostra, por vezes, desafiador no que se refere ao design de interfaces com o usuário. Por outro lado, a gamificação se oferece como potencial solução em questões de experiência com o usuário e interatividade. Nesta tese, desenvolvemos um método para a gamificação de software científico voltado para processos de design colaborativo, orientado por um modelo baseado em jogo, informado por aspectos de uso e desenvolvimento deste tipo de software e, também, por aspectos similares ao jogo na prática científica.

Resumo
[en] Vastly important to scientific research, scientific software is often challenging regarding the design of its user interfaces. On the other hand, gamification is seen as a potential solution in matters of user experience and interactivity. In this thesis, we develop a method for the gamification of scientific software aimed at collaborative design processes, guided by a game-based model, informed by aspects of use and development of that type of software and, also by game-like aspects of scientific practice.

Orientador(es)
REJANE SPITZ

Banca
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS

Banca
REJANE SPITZ

Banca
ANTONIO AUGUSTO PASSOS VIDEIRA

Banca
DELMAR GALISI DOMINGUES

Banca
JOÃO DE SÁ BONELLI

Catalogação
2019-07-03

Apresentação
2018-11-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40485@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40485@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40485


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF