Título
[pt] A CIÊNCIA COMO JOGO: ABORDAGENS LÚDICAS AO DESIGN DE INTERFACES PARA SOFTWARE CIENTÍFICO
Título
[en] SCIENCE AS A GAME: PLAYFUL APPROACHES TO SCIENTIFIC SOFTWARE INTERFACE DESIGN
Autor
[pt] FRANCISCO OLIVEIRA DE QUEIROZ
Vocabulário
[pt] PESQUISA-ACAO
Vocabulário
[pt] DESIGN COLABORATIVO
Vocabulário
[pt] GAMIFICACAO
Vocabulário
[pt] CIENCIA COMPUTACIONAL
Vocabulário
[pt] SOFTWARE CIENTIFICO
Vocabulário
[pt] CODESIGN
Vocabulário
[pt] DESIGN PARTICIPATIVO
Vocabulário
[pt] DESIGN DE JOGOS
Vocabulário
[pt] HISTORIA DA CIENCIA
Vocabulário
[pt] FILOSOFIA DA CIENCIA
Vocabulário
[pt] USABILIDADE
Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR
Vocabulário
[en] ACTION RESEARCH
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN
Vocabulário
[en] GAMIFICATION
Vocabulário
[en] COMPUTATIONAL SCIENCE
Vocabulário
[en] SCIENTIFIC SOFTWARE
Vocabulário
[en] CODESIGN
Vocabulário
[en] COLLABORATIVE DESIGN
Vocabulário
[en] GAMES DESIGN
Vocabulário
[en] HISTORY OF SCIENCE
Vocabulário
[en] PHILOSOPHY OF SCIENCE
Vocabulário
[en] USABILITY
Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION
Resumo
[pt] De grande importância para pesquisa científica, o software científico se mostra, por vezes, desafiador no que se refere ao design de interfaces com o usuário. Por outro lado, a gamificação se oferece como potencial solução em questões de experiência com o usuário e interatividade. Nesta tese, desenvolvemos um método para a gamificação de software científico voltado para processos de design colaborativo, orientado por um modelo baseado em jogo, informado por aspectos de uso e desenvolvimento deste tipo de software e, também, por aspectos similares ao jogo na prática científica.
Resumo
[en] Vastly important to scientific research, scientific software is often challenging regarding the design of its user interfaces. On the other hand, gamification is seen as a potential solution in matters of user experience and interactivity. In this thesis, we develop a method for the gamification of scientific software aimed at collaborative design processes, guided by a game-based model, informed by aspects of use and development of that type of software and, also by game-like aspects of scientific practice.
Orientador(es)
REJANE SPITZ
Banca
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS
Banca
REJANE SPITZ
Banca
ANTONIO AUGUSTO PASSOS VIDEIRA
Banca
DELMAR GALISI DOMINGUES
Banca
JOÃO DE SÁ BONELLI
Catalogação
2019-07-03
Apresentação
2018-11-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40485@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40485@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40485
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF