Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] TU OR VOCÊ?: A MATTER OF CULTURAL IDENTITY

Título
[pt] TU OU VOCÊ?: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE CULTURAL.

Autor
[pt] JANE CRISTINA DUARTE DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE CULTURAL

Vocabulário
[pt] FORMAS DE TRATAMENTO

Vocabulário
[pt] IDENTIDADE LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] PRONOME

Vocabulário
[pt] PORTUGUES PARA ESTRANGEIROS

Vocabulário
[en] CULTURAL IDENTITY

Vocabulário
[en] FORMS OF ADDRESS

Vocabulário
[en] LINGUISTIC IDENTITY

Vocabulário
[en] PRONOUN

Vocabulário
[en] PORTUGUESE FOR FOREIGNERS

Resumo
[pt] O sistema de tratamento da língua portuguesa parece ser mais complexo do que o de outras línguas como, por exemplo, o inglês. Três pronomes podem ser usados como segunda pessoa: tu, você, o(a) Senhor(a). Esses pronomes associados a determinadas formas de tratamento criam um contexto de proximidade ou distanciamento nas relações interpessoais. Neste trabalho é feito um estudo sobre os pronomes tu e você e as formas de tratamento no português como segunda língua. Será apresentada a descrição que os alunos estrangeiros fazem do uso dos mesmos, mostrando os contextos (proximidade ou distanciamento) que estão propiciando-o. A partir dessa descrição, foi analisada a construção da identidade lingüística desses aprendizes americanos no uso da nossa língua, partindo de suas identidades culturais, em contexto universitário nos EUA e no Brasil (Rio de Janeiro). Para isso, foram analisadas entrevistas e atividades orais com alunos americanos imersos na cultura brasileira e nos Estados Unidos. Como resultado, foi encontrado um constante uso do pronome você, considerado como forma padrão. Este pronome foi associado a títulos como diretor, doutor, professor, entre outros, caracterizando uma tentativa de proximidade ou de distanciamento durante os contextos. A construção da identidade lingüística dos alunos americanos deu-se a partir de suas identidades culturais, influenciadas por fatores específicos. Estes fatores podem ser características pessoais, interação direta com nativos, choque entre culturas e línguas, transferência do espanhol e aprendizado em sala de aula.

Resumo
[en] The general aim of this thesis is to describe the use of pronouns/forms of address in Portuguese as a Second Language. The specific aim is to identify the contexts which influence the choice of use by the learners, therefore to analise the construction of their linguistic identity. This thesis directs itself to the pronouns/forms of address TU vs VOCÊ and the building of a Portuguese- speaking identity: how do students of Portuguese acquire the skill in using these pronouns both in a Portuguese immersion situation, at PUC-Rio Portuguese courses and an English immersion situation, at Brown University`s Portuguese language courses? An ethnographic research was done with tape recording of Portuguese classes. The data were collected through interviews with some Professors and American students, oral activities, books, pedagogical materials and classroom observation. As result, we found a constant use of the pronoun você. This pronoun used with titles like diretor, doutor, professor can represent closeness or distance during the social relationship among American students, while they are speaking Portuguese. The linguistic identity is built on their cultural identities as well as other more as specific factors may be personal characteristics, interaction between foreign and Brazilian people among others.

Orientador(es)
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
JURGEN WALTER BERND HEYE

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ROSA MARINA DE BRITO MEYER

Banca
BEATRIZ DE CASTRO BARRETO

Catalogação
2003-10-17

Apresentação
2003-02-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4017@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4017@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4017


Arquivos do conteúdo
CAPA PDF
AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE QUADROS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF
ANEXOS PDF