Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FABRICANDO VERDADES (IN)CONVENIENTES: JEAN MANZON E SEUS MODELOS DE CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA

Título
[en] MAKING (IN)CONVENIENT TRUTHS: JEAN MANZON AND HIS MODELS OF SYMBOLIC CONSTRUCTION

Autor
[pt] JULIANA VICTORIA MILARE CORREA DE ANDRADE

Vocabulário
[pt] JEAN MANZON

Vocabulário
[pt] IPES

Vocabulário
[pt] IDEOLOGIA DE PRODUCAO

Vocabulário
[pt] CINEMA DE PROPAGANDA

Vocabulário
[pt] FILMES COMERCIAIS

Vocabulário
[pt] MILITANCIA POLITICA

Vocabulário
[en] JEAN MANZON

Vocabulário
[en] IPES

Vocabulário
[en] IDEOLOGY OF PRODUCTION

Vocabulário
[en] ADVERTISING CINEMA

Vocabulário
[en] COMMERCIAL FILMS

Vocabulário
[en] POLITICAL ACTIVISM

Resumo
[pt] Essa dissertação tem o objetivo de analisar a trajetória profissional de Jean Manzon, de modo a tentar compreender as particularidades de seu discurso e de sua estética produtiva. Considerado um dos maiores cineastas em atividade no Brasil, nos anos de 1950 e 1960, o francês Manzon possuía um acervo estimável de curtas-metragens; muitos deles produzidos sob encomenda. Devido ao prestígio alcançado junto a políticos, empresários e figuras públicas, seu material audiovisual era visto como instrumento de divulgação de promessas, realizações e premissas ideológicas. Além de problematizar a respeito do estilo narrativo e imagético de seu trabalho, esta pesquisa também abarca questões relacionadas à conduta de Manzon enquanto publicitário das ideias defendidas em seus filmes. Sua suposta militância em relação ao IPÊS e suas preferências pessoais, manifestadas a partir dos acordos firmados com seus parceiros, norteiam um dos debates centrais deste estudo.

Resumo
[en] This dissertation aims to analyze the professional trajectory of Jean Manzon, in order to understand the particularities of his speech and his productive aesthetics. Considered one of the greatest active filmmakers in Brazil, in the 1950s and 1960s, the French Manzon possesses an estimable collection of short films; the images are custom made. Due to the prestige achieved with politicians, businessmen, and public figures, his audiovisual material was seen as an instrument for dissemination of promises, achievements and ideological premises. In addition to problematizing about the narrative and imagery style of his work, this research also covers issues related to Manzon s conduct as an advertiser of the ideas defended in his films. His supposed militancy in relation to IPÊS and his personal preferences, expressed through the agreements reached with his partners, guide one of the central debates of this paper.

Orientador(es)
LARISSA ROSA CORREA

Banca
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA

Banca
MONICA ALMEIDA KORNIS

Banca
LARISSA ROSA CORREA

Catalogação
2019-06-28

Apresentação
2018-08-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40099@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40099@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40099


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF