Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PROFESSIONAL REFLECTION IN AN ONLINE DISCUSSION GROUP: A DIALOGUE WITH THE OTHER

Título
[pt] REFLEXÃO PROFISSIONAL EM UM GRUPO DE DISCUSSÃO ON-LINE: DIALOGANDO COM O OUTRO

Autor
[pt] ANA CYLENE VALENTE COLINO

Vocabulário
[pt] PRATICA REFLEXIVA PROFISSIONAL

Vocabulário
[pt] GRUPO DE DISCUSSAO ON-LINE

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO MEDIADA POR COMPUTADOR

Vocabulário
[pt] COMUNIDADE DISCURSIVA

Vocabulário
[pt] PRESENCA DO OUTRO

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL REFLECTIVE PRACTICE

Vocabulário
[en] ONLINE DISCUSSION GROUP

Vocabulário
[en] COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION

Vocabulário
[en] DISCOURSE COMMUNITY

Vocabulário
[en] PRESENCE OF THE OTHER

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT

Resumo
[pt] O presente estudo tem por objetivo investigar o processo de reflexão profissional co-construído por um grupo de profissionais de ensino de Inglês que se engajaram em um grupo de discussão on-line inserido no contexto profissional brasileiro no qual eles atuam: em um Instituto de Ensino de Línguas. A investigação deste processo é feita neste estudo interpretativo através da análise do discurso dos 64 enunciados produzidos pelos participantes em um período de um mês e dez dias. Como participante da comunidade discursiva institucional estudada, a professora - pesquisadora ressalta a importância da linguagem e da presença do outro - do interlocutor - no processo reflexivo profissional. A análise da negociação de significado e da construção do conhecimento permitiu mapear quatro processos reflexivos, a saber: a intensificação da observação, a descrição da prática para si e para o outro, a interação com o outro, e o questionamento da prática profissional. Constatou-se também a valiosa contribuição trazida pela Comunicação Mediada por Computador para a prática reflexiva como incentivo à educação continuada do professor.

Resumo
[en] The aim of this research is to investigate how the process of professional reflection was co-developed by a group of English language teaching professionals who engaged in an On-line Discussion Group designed within a Brazilian professional environment at which those professionals work. The inquiry consists of an interpretative study, which analyzes 64 exchanges produced over the period of one month and ten days. As a participant of the institutional discourse community being focused, the teacher-researcher highlights the presence of the other - the interlocutor - in the process of professional reflection. The analysis of the negotiation of meaning and the construction of knowledge was useful to map four reflective processes, such as: intensification of observation, description of professional practice to oneself and to the other, interaction with the other and questioning of professional practice. The valuable contribution brought by Computer Mediated Communication to the reflective practice, as a way to foster in-service teacher education and professional development as well, was one of the greatest findings.

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
SOLANGE COELHO VEREZA

Banca
RALPH INGS BANNELL

Catalogação
2003-10-14

Apresentação
2003-03-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4005@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4005@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4005


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF