Título
[pt] CRENÇAS: UM PORTAL PARA O ENTENDIMENTO DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Título
[en] TEACHERS BELIEFS: A WINDOW TO THE UNDERSTANDING OF PEDAGOGICAL PRACTICE - THE CASE OF A TEACHER OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE.
Autor
[pt] ELISANGELA FERREIRA OLIVEIRA LEITE
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE DO PROFESSOR
Vocabulário
[pt] PRATICA PEDAGOGICA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE SEGUNDA LINGUA
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUAS
Vocabulário
[en] TEACHERS IDENTITY
Vocabulário
[en] PEDAGOGICAL PRACTICE
Vocabulário
[en] LANGUAGE TEACHING
Vocabulário
[en] LANGUAGE LEARNING
Resumo
[pt] Segundo a literatura na área de ensino e aprendizagem, o
sistema de crenças (SC) dos professores constitui
importante mecanismo para o entendimento da prática
pedagógica.
Pesquisá-lo e descobrir as raízes que o originaram
significa entender o porquê das ações dos professores em
sala de aula. Nesta dissertação, podemos investigar: (a)
o SC de uma professora de inglês como língua estrangeira;
(b) a relação entre este sistema, a prática pedagógica e
a identidade da professora-sujeito; (c) a estabilidade
deste sistema ao longo do tempo. Para fazê-lo, observamos
10 aulas da professora-sujeito e realizamos entrevistas
informais utilizando uma abordagem predominantemente
interpretativista para a análise de dados. Confirmando
estudos anteriores, os resultados mostram que o SC da
professora-sujeito começou a ser formado quando esta
aprendia a língua inglesa, e foi sendo refinado pela
experiência docente, pelos cursos de aperfeiçoamento e
de especialização, permanecendo, no entanto, relativamente
estável. Enfim, nossa análise indicou que a prática da
professora-sujeito tem estreita relação com o SC, que a
delineia e é por ele delineada de forma singular.
Resumo
[en] Existing studies indicate that teachers beliefs are a
window toward understanding pedagogical practices. If we
investigate these beliefs and uncover their roots, perhaps
we may be better equipped to understand teachers
decisionmaking processes. This dissertation sets out to
investigate the beliefs of a teacher of English as a
foreign language in a public school in Rio de Janeiro,
their relation to pedagogical practices and identity
processes, and their stability. Following a case study
methodology, we gathered data by observing 10 classes and
interviewing the teacher. The data were analyzed
quantitatively and qualitatively.
Results revealed that the teacher s belief system about
language learning and teaching began to be formed when she
was only an EFLer and that it has been polished by teaching
experience, continuing education and postgraduate courses.
However, the system has remained relatively stable. In a
nutshell, results show that the teacher s practice bears a
symbiotic relationship with her belief system, which gives
practice its shape and at the same time is shaped by
practice.
Orientador(es)
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
VERA LUCIA TEIXEIRA DA SILVA
Catalogação
2003-10-09
Apresentação
2003-01-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3989@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3989
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF ANEXOS A E B PDF