Título
[en] RE-DIRECTING THE PSYCHOLOGICAL CLINICAL ACTION IN THE ASSISTANCE OF THE BURNT CHILD AN EXPERIENCE IN QUESTION
Título
[pt] RE-SIGNIFICANDO A AÇÃO CLÍNICA PSICOLÓGICA NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA QUEIMADA UMA EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO
Autor
[pt] IVANA MAGALY LIMA ALENCAR CARVALHEIRA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA FENOMENOLOGICA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGO CLINICO
Vocabulário
[pt] EXISTENCIALISMO
Vocabulário
[pt] CRIANCAS HOSPITALIZADAS
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] PHENOMENOLOGICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGIST
Vocabulário
[en] EXISTENCIALISM
Vocabulário
[en] HOSPITALIZED CHILDREN
Resumo
[pt] Considerando a experiência de aflição da criança queimada
hospitalizada, buscou-se pensar, como maior propriedade,
sobre os modelos assistenciais clínicos instituídos,
disponibilizados no atendimento a sua demanda psicológica.
Nessa perspectiva, ao pesquisar sobre o saber/fazer clínico
psicológico, revelaram-se múltiplas atitudes, ações,
intervenções, orientações, interpretações, possíveis e
cabíveis, ao psicológico na relação/cuidado com o sujeito.
Lançando como profissional e/ou pesquisador no vasto
campo da clínica psicológica , é importante compreender o
que facilita ou dificulta uma ação situada. Parte-se de
uma compreensão de ação implicada como constituinte no
modo de ser humano: sujeito que age. Assim, este trabalho
visa, a partir de uma experiência específica, trazer um
outro olhar, ressignificando o fazer clínico psicológico no
contexto do hospital, à luz da fenomenologia existencial e
de dispositivos para a ação clínica psicológica. Recorreu-
se à metodologia qualitativa, inspirada na figura do
narrador e amparada no método fenomenológico para
interpretação. A matéria-prima desta obra consiste em
narrativas da experiência do psicólogo/pesquisador e dos
interlocutores nos atendimentos, criança e sua mãe, no
Centro de Tratamento de Queimados, além de relatos de
profissionais dessa mesma equipe de saúde. Ao final,
procurou-se uma articulação entre o conhecimento
vivido/afetivo e o conhecimento teórico, a partir do
diálogo com autores. Vislumbrou-se que a ação psicológica
no C.T.Q. situa-se no campo teórico-prático do
Aconselhamento Psicológico, como prática clínico-
psicológica e educacional, numa dimensão interdisciplinar
de ação social clínica. Foram, ainda, evidenciadas
peculiaridades da comunicação entre a psicóloga, a criança
e sua mãe, compreendidas como utensílios/utilitários
facilitadores da intervenção psicológica. Espera-se, com
este trabalho, apontar aberturas para ousadias responsáveis
na atuação clínica, com implicações para o estudo e prática
interdisciplinar.
Resumo
[en] Considering the pain and suffering of the burned child who
is in hospital, this author was concerned mostly with the
kinds of current clinical help which are offered by the
psychology professionals staff. From this view point when
one researched about the saber fazer, that is, the
psychological and clinical know-how, there were a great
number of possibilities as to the fazer saber, e.g. how
to reach the suffering child in his/her innerself and let
him/her know that there is someone who in fact can help. It
was found out that there were a number of attitudes,
actions, interventation and interpretation which the
psychologist could make use of in his relationship and care
for the subject, the burned child. Therefore, the
psychologist and/or researcher should be conscious about
how broad the psychological clinical field is, and further
he/she needs to understand clearly what may help as well as
what may prevent a certain contextual action. One should
start from understanding the subject`s individual
experience as a unique human being. This study aims to
take a rather different look at the burned child specific
experience, and tries to provide a new meaning to the
psychological clinical action, inside a hospital,
enlightened by both the existential phenomenon and
attitudes for the psychological clinical action. The
qualitative methodology was chosen, and it was inspired by
the narrator himself. It was also supported by the
phenomenal method for interpretation. The material
analysed is made up of narratives based on the
psychologist/researcher experiences, as well as from the
burned child and the mother, who were in the Burned
Treatment Center (BTC). In addition, reports from
professionals belonging to the same health staff were
considered. Finally , special attention was given to both
the experienced/affectionate knowledge and the theoretical
one, all deriving from talks to area field experts. It was
discovered that the psychological action done at the BTC is
in the pratical-theoretical field from the Psychological
Advice, and it is deemed as an educational and
psychological-clinical practice, in an interdisciplinary
dimension of a clinical social action. M oreover, some
special peculiarities were found from the communication
among the professional psychologist, the burned child and
the mother. Those peculiarities were the tools which
facilitated the psychologist
Orientador(es)
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Coorientador(es)
ALBENISE DE OLIVEIRA LIMA
Banca
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Banca
ANA LUCIA FRANCISCO
Banca
ELZA MARIA DO SOCORRO DUTRA
Catalogação
2003-09-16
Apresentação
2003-03-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3910@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3910@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF