Título
[en] ADOLESCENCE AND PSYCHOANALYSIS A THEORETICA L POSSIBILITY
Título
[pt] ADOLESCÊNCIA E PSICANÁLISE UMA POSSIBILIDADE TEÓRICA
Autor
[pt] NARA MARIA DANTAS
Vocabulário
[pt] ADOLESCENCIA
Vocabulário
[pt] SIGNIFICACAO (PSICOLOGIA)
Vocabulário
[pt] COMPLEXO DE EDIPO
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] PSICANALISE
Vocabulário
[en] ADOLESCENCE
Vocabulário
[en] MEANING (PSYCHOLOGY)
Vocabulário
[en] OEDIPUS COMPLEX
Vocabulário
[en] ADOLESCENT PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] PSYCHOANALYSIS
Resumo
[pt] Temos verificado, desde algum tempo, um crescente número
de estudos voltados para a adolescência. Há quem
classifique a modernidade como um tempo adolescente, cujo
modelo de referência é a adolescência. Observamos que
muitos dos comportamentos apresentados por alguns adultos
são imitações dos encontrados nos adolescentes. Com a
falência da função paterna, o processo adolescente tem se
alongado através dos tempos, bem como, temos visto novas
formas de manifestações sintomáticas características dessa
idade. Com a descoberta do complexo de Édipo, a
adolescência perde a importância que tivera no início da
construção da psicanálise. Vemos ela reaparecer nos Três
Ensaios (1905) como última etapa da sexualidade e é
eleita, por Freud, como lugar de uma das mais difíceis e
dolorosas tarefas que se deve empreender, ou seja, o
desligamento das figuras parentais. Nosso objetivo nesse
trabalho é eleger a adolescência como tempo de re-
significação edípica, resgatando-a da obra freudiana,
transformando-a num conceito operante, a partir das
contribuições trazidas por Lacan à psicanálise, para
oferecer-lhes um estatuto metapsicológico. Essa construção
teórica possibilitará dar um lugar de destaque à
adolescência na psicanálise, visto que não podemos negar
sua existência nos fenômenos contemporâneos.
Resumo
[en] It has been verified in literature a growing number of
studies concerning adolescence. One may classify modernity
as an adolescent time whose model is adolescence. It has
been observed that a great number of the behaviors
presented by some adults are actually imitations
of those found in adolescents. With the failure of the
parental function, the adolescence process has been
lengthened throughout the times and also new forms of
symptomatic manifestations characteristic of this period
have been observed. With the discovery of the oedipus
complex, adolescence loses the importance it has had at the
begining of the psychoanalysis construction. It reappears
at Three Essays on the Theory of Sexuality (1905)
as the last stage of sexuality and it is assigned by Freud
to be the place where one of the hardest and most painful
tasks are to be endured: the detachment from the parental
figures. In the present work adolescence is chosen as an
oedipal re-signification time, recovering from freudian
works and transforming it in an operant concept considering
Lacan`s contributions to psychoanalysis, with the purpose of offering a metapsychological statute. This theoretical
construction will make possible to give emphasis to
adolescence in psychoanalysis given that we cannot deny its
existence is contemporary phenomena.
Orientador(es)
MARIA CICILIA DE CARVALHO RIBAS
Banca
MARIA CICILIA DE CARVALHO RIBAS
Banca
EDILENE FREIRE DE QUEIROZ
Catalogação
2003-09-11
Apresentação
2002-07-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3892@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3892@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF