Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANGOLA: CONHECENDO E VISITANDO UMA NAÇÃO IRMÃ

Título
[en] ANGOLA: KNOWING AND VISITING A SISTER NATION

Autor
[pt] CINTHIA BOURGET FORTES GENESTRA

Vocabulário
[pt] LITERATURA

Vocabulário
[pt] LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTORICAS

Vocabulário
[pt] ANGOLA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] DIVERSIDADE CULTURAL

Vocabulário
[pt] AFRICA

Vocabulário
[en] LITERATURE

Vocabulário
[en] LANGUAGES AND HISTORICAL NARRATIVES

Vocabulário
[en] ANGOLA

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] CULTURAL DIVERSITY

Vocabulário
[en] AFRICA

Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta um roteiro de atividades didáticas para a abordagem da história de Angola, voltado para turmas de nono ano do ensino fundamental. Em caráter interdisciplinar, o roteiro busca relacionar os referenciais históricos do período contemporâneo com parte da obra do autor angolano Ondjaki. O objetivo desta proposta é aguçar a curiosidade, o interesse e despertar a admiração dos alunos pelo continente africano, ajudando-os a superar mitos e estereótipos puramente negativos em relação à África. A sequência didática proposta foi elaborada a partir de leituras de historiografia, antropologia e literatura. Foi igualmente importante para fundamentar o produto desta dissertação a reflexão teórica sobre a abordagem em sala de aula da literatura como forma de conhecimento, para o exercício da empatia e do respeito à diversidade cultural.

Resumo
[en] This dissertation presents a script of didactic activities to approach the history of Angola, aimed at 9th grade elementary school classes. In an interdisciplinary character, the script seeks to relate the historical references of the contemporary period with part of the work of the Angolan author Ondjaki. The proposal is to whet curiosity, interest and arouse students admiration for the African continent, helping them to overcome myths and purely negative stereotypes about Africa. The proposed didactic sequence was elaborated from readings of historiography, anthropology and literature. It was also important to base the product of this dissertation on the theoretical reflection on the classroom approach to literature as a form of knowledge, for the exercise of empathy and respect for cultural diversity.

Orientador(es)
IVANA STOLZE LIMA

Banca
IVANA STOLZE LIMA

Banca
LUENA NASCIMENTO NUNES PEREIRA

Banca
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI

Catalogação
2019-05-27

Apresentação
2018-12-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38363@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38363@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38363


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF