Título
[pt] ANGOLA: CONHECENDO E VISITANDO UMA NAÇÃO IRMÃ
Título
[en] ANGOLA: KNOWING AND VISITING A SISTER NATION
Autor
[pt] CINTHIA BOURGET FORTES GENESTRA
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[pt] LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTORICAS
Vocabulário
[pt] ANGOLA
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] DIVERSIDADE CULTURAL
Vocabulário
[pt] AFRICA
Vocabulário
[en] LITERATURE
Vocabulário
[en] LANGUAGES AND HISTORICAL NARRATIVES
Vocabulário
[en] ANGOLA
Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY
Vocabulário
[en] CULTURAL DIVERSITY
Vocabulário
[en] AFRICA
Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta um roteiro de atividades didáticas para a abordagem da história de Angola, voltado para turmas de nono ano do ensino fundamental. Em caráter interdisciplinar, o roteiro busca relacionar os referenciais históricos do período contemporâneo com parte da obra do autor angolano Ondjaki. O objetivo desta proposta é aguçar a curiosidade, o interesse e despertar a admiração dos alunos pelo continente africano, ajudando-os a superar mitos e estereótipos puramente negativos em relação à África. A sequência didática proposta foi elaborada a partir de leituras de historiografia, antropologia e literatura. Foi igualmente importante para fundamentar o produto desta dissertação a reflexão teórica sobre a abordagem em sala de aula da literatura como forma de conhecimento, para o exercício da empatia e do respeito à diversidade cultural.
Resumo
[en] This dissertation presents a script of didactic activities to approach the history of Angola, aimed at 9th grade elementary school classes. In an interdisciplinary character, the script seeks to relate the historical references of the contemporary period with part of the work of the Angolan author Ondjaki. The proposal is to whet curiosity, interest and arouse students admiration for the African continent, helping them to overcome myths and purely negative stereotypes about Africa. The proposed didactic sequence was elaborated from readings of historiography, anthropology and literature. It was also important to base the product of this dissertation on the theoretical reflection on the classroom approach to literature as a form of knowledge, for the exercise of empathy and respect for cultural diversity.
Orientador(es)
IVANA STOLZE LIMA
Banca
IVANA STOLZE LIMA
Banca
LUENA NASCIMENTO NUNES PEREIRA
Banca
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI
Catalogação
2019-05-27
Apresentação
2018-12-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38363@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38363@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38363
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF