Título
[en] A STUDY OF TERRAIN-VISUALIZATION ALGORITHM
Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE UM ALGORITMO PARA VISUALIZAÇÃO DE TERRENOS
Autor
[pt] EDINALDA MARIA DE SOUZA
Vocabulário
[pt] REFINAMENTO DEPENDENTE DA VISAO
Vocabulário
[pt] TEMPO REAL
Vocabulário
[pt] MALHA DE TRIANGULOS
Vocabulário
[pt] VISUALIZACAO DE TERRENOS
Vocabulário
[en] VIEW-DEPENDENT REFINEMENT
Vocabulário
[en] REAL TIME
Vocabulário
[en] TRIANGLE MESH
Vocabulário
[en] TERRAIN VISUALIZATION
Resumo
[pt] Algoritmos para visualização interativa de terrenos são
complexos e, ao mesmo tempo, de grande importância para
muitas aplicações como jogos e planejamento de atividades
sobre terrenos. Em função desta complexidade e
importância, o tema merecido, na última década, muita
atenção da comunidade de pesquisadores em Computação
Gráfica e, conseqüentemente, muitas estratégias
têm sido desenvolvidas. Entre as mais bem sucedidas
estratégias, destacam-se os recentes trabalhos de Lindstrom
e Pascucci. O algoritmo proposto por estes autores possui
diversas implementações disponíveis na Internet e merece
ser reavaliado. Esta dissertação faz esta re-avaliação
através de uma implementação independente feita pela autora
e testada sobre uma base de terrenos reais. Com o objetivo
de tornar esta análise mais completa e dar suporte a
algumas conclusões, resultados comparativos de outros
algoritmos da área também são apresentados.
Resumo
[en] Algorithms for the interactive visualization of terrains
are very complex and, at the same time, of great importance
to many applications, such as games and activity-planning
over terrains. Due to such complexity and importance, in the
past decade this subject has received great attention by
researchers on Computer Graphics. As a consequence, a
number of strategies have been developed. Among
the most successful strategies, one can highlight recent
works by Lindstrom and Pascucci. The algorithm proposed by
these authors has various implementations available in the
Internet and deserves to be reevaluated. The present work
makes such reevaluation by means of an independent
implementation developed by the author and tested over a
base or real terrains. With the purpose of making this
analysis more complete and to support some conclusions,
comparative results with other algorithms in the area are
also presented.
Orientador(es)
MARCELO GATTASS
Banca
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA
Banca
MARCELO GATTASS
Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Banca
WALDEMAR CELES FILHO
Banca
ROBERTO BEAUCLAIR SEIXAS
Catalogação
2003-08-22
Apresentação
2003-07-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3796@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3796@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3796
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF