Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PLANEJAMENTO DA REDE DE METRÔ DO RIO DE JANEIRO: LINHA URUGUAI - GÁVEA/JÓQUEI

Título
[en] PLANNING THE RIO DE JANEIRO METRO NETWORK: THE URUGUAI - GÁVEA/JÓQUEI LINE

Autor
[pt] MARCIA DE MENEZES DE ASSIS GOMES

Vocabulário
[pt] MOBILIDADE URBANA

Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO DE TRACADO

Vocabulário
[pt] METRO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[en] URBAN MOBILITY

Vocabulário
[en] LINE PLANNING

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO METRO

Resumo
[pt] A mobilidade urbana tem sido objeto de manifestações e estudos por parte de leigos, acadêmicos, políticos e planejadores urbanos. Nos centros já densamente povoados, o metrô é o único modal capaz de escoar o grande volume de pessoas que necessitam se deslocar nos horários de pico. Entretanto, o retardamento na execução da rede de metrô, no município do Rio de Janeiro, é agravado pelas alterações nos projetos que expõem a carência na utilização das ferramentas de logística disponíveis na tomada de decisão pelos gestores públicos. Os traçados devem reduzir o tempo necessário ao deslocamento e otimizar a redistribuição do fluxo de passageiros. No caso em estudo, essa otimização pode ser obtida com a ligação das estações Uruguai e Gávea/Jóquei, conforme projeto licitado em 1998. Em particular, esta tese avalia uma das linhas de expansão do Metropolitano do Rio de Janeiro, a linha 4, por forma a inferir da sua adequação para melhorar a mobilidade urbana daqueles que se deslocam da Zona Oeste para o Centro, via Zona Sul. A linha 4 será avaliada por oposição a uma linha alternativa que liga as estações Uruguai e Gávea/Jóquei, conforme projeto licitado em 1998 e que permitiria definir uma rede circular.

Resumo
[en] In recent years, urban mobility has been a major topic of debate among general public, academics, politicians and urban planners. Despite public policy programmes on mobility kick-started by the City Statute (Estatuto das Cidades), the resources invested in Brazil have not produced significant improvement in the quality of public transport in metropolitan areas, culminating instead in mass public demonstrations in June 2013. According to calculations made by the Federation of Industries of the State of Rio de Janeiro (FIRJAN), taking into account loss of production and additional expenditure on fuel, among other variables, the cost of traffic congestion in Rio de Janeiro metropolitan area amounted to 29 billion reais in 2013, the equivalent of 8.2 percent of the area s GDP and higher than the GDP of the states of Piaui and Tocantins. Against this background of increasing urban immobility, investment in public transport, as against private transport, has become a priority.

Orientador(es)
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO

Banca
FERNANDO LUIZ CUMPLIDO MAC DOWELL DA COSTA

Catalogação
2019-05-07

Apresentação
2014-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37934@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37934@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37934


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF