Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE DEPÓSITOS EM BICOS DE UM MOTOR COM INJEÇÃO DIRETA DE GASOLINA

Título
[en] EXPERIMENTAL EVALUATION OF DEPOSITS IN FUEL INJECTORS OF A GASOLINE DIRECT INJECTION ENGINE

Autor
[pt] LEONARDO COSTA BRAGA

Vocabulário
[pt] COMBUSTIVEL

Vocabulário
[pt] DINAMOMETRO DE CHASSIS

Vocabulário
[pt] ORIGEM INORGANICA

Vocabulário
[pt] MOTOR DE INJECAO DIRETA DE COMBUSTIVEL

Vocabulário
[pt] BICO INJETOR

Vocabulário
[pt] DEPOSITOS DE PARAFINA

Vocabulário
[pt] VAZAO

Vocabulário
[en] FUEL

Vocabulário
[en] CHASSIS DYNAMOMETER

Vocabulário
[en] INORGANIC DEPOSITS

Vocabulário
[en] GASOLINE DIRECT INJECTION ENGINE

Vocabulário
[en] FUEL INJECTOR

Vocabulário
[en] WAX DEPOSITS

Vocabulário
[en] FLOW

Resumo
[pt] O desenvolvimento de um motor de quatro tempos, de ignição por centelha, com injeção direta de combustível dentro da câmara de combustão foi uma iniciativa importante para o mercado automobilístico mundial. O potencial termodinâmico deste tipo de motor e sua notória melhoria na economia de combustível têm feito com que a tecnologia seja foco de um grande número de projetos de pesquisa, com o objetivo de entender, desenvolver e aperfeiçoar o sistema de injeção direta de combustível. No entanto, para atender aos novos limites de emissões estabelecidas pela especificação EURO 5, foi necessária uma reavaliação do projeto da geometria do injetor, o que ocasionou no desenvolvimento de um novo componente com um maior número de furos e com uma redução do diâmetro dos mesmos (injetor multifuros). Essa alteração no projeto visa garantir uma melhor pulverização, otimização da relação ar/combustível e, consequentemente, um melhor processo de queima na câmara de combustão, atendendo dessa forma os limites de emissões estabelecidos pela diretriz normativa vigente. Os processos de preparação da mistura, injeção, vaporização e controle do escoamento de ar dentro do cilindro têm sido as principais fontes de publicações de periódicos que estudam o sistema de injeção direta. O presente trabalho, por sua vez, tem por finalidade avaliar a formação de depósitos de compostos inorgânicos nos injetores, provenientes da utilização de combustíveis formulados com diferentes teores de sulfato. O motor utilizado para execução dos testes foi o EP6CDT da PSA Peugeot Citroen. No estudo foram realizados ensaios em bancada de testes e em veículos (estrada e dinamômetro). Outros veículos com a mesma tecnologia, disponíveis no mercado brasileiro, também foram testados. As variáveis avaliadas durante o projeto foram: a composição química de diferentes combustíveis, fator de correção do tempo de injeção (FRA) e a vazão através dos bicos injetores no decorrer dos testes. Os estudos indicaram que a mudança na geometria dos injetores, somada a composição das gasolinas nacionais testadas, originou a formação dos depósitos que será discutida ao longo deste trabalho.

Resumo
[en] The development of a four-stroke engine, spark ignition, with direct injection of fuel into the combustion chamber was an important initiative for the global automotive market. The thermodynamic potential of this type of engine and its significant improvement in fuel economy have meant this technology as focus of a large number of research projects, with the objective to understand, develop and improve the system of direct fuel injection. However, to meet new emission limits set by Euro 5 specification, it was necessary to reevaluate the geometry design of the injector, which resulted in the development of a new component with a larger number of holes and with a diameter reduction (multi-holes injector). This change in the project aims to ensure a better spray, optimizing air / fuel ratio and, consequently, a better process of combustion inside the combustion chamber, satisfying the emission limits established by the applicable norms. The processes for preparing the mixture, injection, atomization and air flow control inside the cylinder have been the main source of periodic publications that study the direct injection system. Therefore, this paper purpose is to evaluate the formation of inorganic deposits in the injectors using fuels formulated with different amounts of sulfate. The engine used for running the tests was the EP6CDT of PSA Peugeot Citroen. For this study one has performed tests on test bench and in vehicles (road and dynamometer). Other vehicles, with the same technology available in Brazil, were also tested. The variables evaluated during the project were: the chemical composition of different fuels, the correction factor from the injection time (FRA) and flow through the injectors during the tests. This study has indicated that the injector geometry modification, coupled with tested compositions of gasoline, resulted in the formation of deposits that will be discussed throughout this work.

Orientador(es)
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA

Coorientador(es)
ANA ROSA FONSECA DE AGUIAR MARTINS

Banca
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE

Banca
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA

Banca
ANA ROSA FONSECA DE AGUIAR MARTINS

Banca
GUILHERME BASTOS MACHADO

Catalogação
2019-05-03

Apresentação
2012-12-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37906@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37906@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37906


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