Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ANÁLISE DE VAZÃO DA MISTURA AR-COMBUSTÍVEL NA INTERFACE PISTÃO-CILINDRO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Título
[en] FLOW ANALYSIS OF THE AIR-FUEL MIXTURE AT THE PISTON-CYLINDER INTERFACE IN INTERNAL COMBUSTION ENGINES

Autor
[pt] DANIEL HENRIQUE FIGUEIREDO SILVA

Vocabulário
[pt] MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA

Vocabulário
[pt] ESCOAMENTO COMPRESSIVEL

Vocabulário
[pt] POISEUILLE

Vocabulário
[pt] COUETTE

Vocabulário
[pt] ESCOAMENTO ENTRE PLACAS

Vocabulário
[pt] FOLGA RADIAL

Vocabulário
[pt] BLOW BY

Vocabulário
[en] INTERNAL COMBUSTION ENGINE

Vocabulário
[en] COMPRESSIBLE FLOW

Vocabulário
[en] POISEUILLE

Vocabulário
[en] COUETTE

Vocabulário
[en] FLOW BETWEEN PLATES

Vocabulário
[en] RADIAL CLEARANCE

Vocabulário
[en] BLOW BY

Resumo
[pt] Este trabalho se dedicou a fazer uma análise simulatória do blow-by (escoamento compressível do fluido ar-combustível através da folga radial existente entre o pistão e o cilindro) em um motor teórico, no qual foram removidos os anéis de seguimento dos pistões e acrescentado magnetos permanentes para reduzir o atrito na interface pistão-cilindro. Utilizando as equações de conservação de massa e da quantidade de movimento, foi definido o conjunto de equações a ser resolvido para um escoamento de ar compressível e isotérmico. O problema foi representado por um escoamento entre placas planas paralelas estacionárias, utilizando como referência o escoamento de Couette. Na ausência da solução analítica foi obtida com ajuda do software ANSYS – Fluent, uma resolução numérica para diferentes diferenças de pressões entre entrada e a saída do canal, e também, uma variação do gap (folga radial na interface pistão-cilindro). Foram utilizados dados experimentais de pressão indicada e rotação de um motor de ignição por compressão real, para descrever o comportamento do blow-by nos períodos de compressão e expansão, sem troca de calor. Por fim, a partir de varias interações foi possível dimensionar e estimar uma folga teórica, sem os anéis de seguimento, para que se tivesse o mesmo vazamento em comparação ao vazamento de um motor real com os anéis de seguimento.

Resumo
[en] This work was devoted to a simulated analysis of the blow-by (compressible flow of air-fuel fluid through the radial clearance between the piston and the cylinder) in a theoretical engine, in which the piston rings were removed and permanent magnets were added to reduce friction at the piston-cylinder interface. Using equations of mass conservation and momentum, the set of equations to be solved for a compressible and isothermal air flow was defined. The problem was represented by a flow between stationary parallel flat plates, using as reference the couette flow. In the absence of the analytical solution, ANSYS - Fluent software, a numerical resolution for different pressure differences between inlet and outlet of the channel, and a gap variation were obtained with the help of the ANSYS - Fluent software. Experimental data of indicated pressure and rotation of a real compression ignition engine were used to describe the behavior of the blow-by in the periods of compression and expansion without heat exchange. Finally, from several interactions, it was possible to size and estimate a theoretical gap, without the piston rings, in order to have the same leakage compared to the leakage of a real motor with the piston rings.

Orientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA

Coorientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE

Catalogação
2019-05-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37898


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