Título
[pt] ANÁLISE DE VAZÃO DA MISTURA AR-COMBUSTÍVEL NA INTERFACE PISTÃO-CILINDRO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Título
[en] FLOW ANALYSIS OF THE AIR-FUEL MIXTURE AT THE PISTON-CYLINDER INTERFACE IN INTERNAL COMBUSTION ENGINES
Autor
[pt] DANIEL HENRIQUE FIGUEIREDO SILVA
Vocabulário
[pt] MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA
Vocabulário
[pt] ESCOAMENTO COMPRESSIVEL
Vocabulário
[pt] POISEUILLE
Vocabulário
[pt] COUETTE
Vocabulário
[pt] ESCOAMENTO ENTRE PLACAS
Vocabulário
[pt] FOLGA RADIAL
Vocabulário
[pt] BLOW BY
Vocabulário
[en] INTERNAL COMBUSTION ENGINE
Vocabulário
[en] COMPRESSIBLE FLOW
Vocabulário
[en] POISEUILLE
Vocabulário
[en] COUETTE
Vocabulário
[en] FLOW BETWEEN PLATES
Vocabulário
[en] RADIAL CLEARANCE
Vocabulário
[en] BLOW BY
Resumo
[pt] Este trabalho se dedicou a fazer uma análise simulatória do blow-by (escoamento compressível do fluido ar-combustível através da folga radial existente entre o pistão e o cilindro) em um motor teórico, no qual foram removidos os anéis de seguimento dos pistões e acrescentado magnetos permanentes para reduzir o atrito na interface pistão-cilindro.
Utilizando as equações de conservação de massa e da quantidade de movimento, foi definido o conjunto de equações a ser resolvido para um escoamento de ar compressível e isotérmico. O problema foi representado por um escoamento entre placas planas paralelas estacionárias, utilizando como referência o escoamento de Couette.
Na ausência da solução analítica foi obtida com ajuda do software ANSYS – Fluent, uma resolução numérica para diferentes diferenças de pressões entre entrada e a saída do canal, e também, uma variação do gap (folga radial na interface pistão-cilindro). Foram utilizados dados experimentais de pressão indicada e rotação de um motor de ignição por compressão real, para descrever o comportamento do blow-by nos períodos de compressão e expansão, sem troca de calor.
Por fim, a partir de varias interações foi possível dimensionar e estimar uma folga teórica, sem os anéis de seguimento, para que se tivesse o mesmo vazamento em comparação ao vazamento de um motor real com os anéis de seguimento.
Resumo
[en] This work was devoted to a simulated analysis of the blow-by (compressible flow of air-fuel fluid through the radial clearance between the piston and the cylinder) in a theoretical engine, in which the piston rings were removed and permanent magnets were added to reduce friction at the piston-cylinder interface.
Using equations of mass conservation and momentum, the set of equations to be solved for a compressible and isothermal air flow was defined. The problem was represented by a flow between stationary parallel flat plates, using as reference the couette flow.
In the absence of the analytical solution, ANSYS - Fluent software, a numerical resolution for different pressure differences between inlet and outlet of the channel, and a gap variation were obtained with the help of the ANSYS - Fluent software. Experimental data of indicated pressure and rotation of a real compression ignition engine were used to describe the behavior of the blow-by in the periods of compression and expansion without heat exchange.
Finally, from several interactions, it was possible to size and estimate a theoretical gap, without the piston rings, in order to have the same leakage compared to the leakage of a real motor with the piston rings.
Orientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA
Coorientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Catalogação
2019-05-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37898
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