Título
[en] NEW TRENDS IN DEALING WITH DEATH: PARTIES / FUNERAL, DIGITAL MEDIA, SPECTACLE AND PERSONALIZATION
Título
[pt] NOVAS TENDÊNCIAS NO LIDAR COM A MORTE: FESTAS/VELÓRIOS, MÍDIA DIGITAIS, ESPETÁCULO E PERSONALIZAÇÃO
Autor
[pt] MILENA DO SOCORRO O ALBUQUERQUE
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA
Vocabulário
[pt] MERCADO FUNEBRE
Vocabulário
[pt] REDE SOCIAL
Vocabulário
[pt] RESSIGNIFICACAO
Vocabulário
[pt] DIGITAL
Vocabulário
[pt] PERSONALIZACAO
Vocabulário
[pt] MORTE
Vocabulário
[en] TECHNOLOGY
Vocabulário
[en] MARKET FUNERAL
Vocabulário
[en] SOCIAL MEDIA
Vocabulário
[en] RESSIGNIFICATION
Vocabulário
[en] DIGITAL
Vocabulário
[en] PERSONALIZATION
Vocabulário
[en] DEATH
Resumo
[pt] Novas tendências no lidar com a morte: festas/velórios, mídia digitais, espetáculo e personalização é o tema desta tese que tem o objetivo de examinar as novas tendências no lidar com a perda e de como as pessoas usam a internet para reconfigurar suas manifestações de afeto, tristeza, lembranças, homenagens,
especialmente nas áreas mais sensíveis da vida. Formas de fazer com que o fim, a despedida dos seres humanos, seja tão mais fácil e menos desagradável quanto possível. A pesquisa também aborda as novas configurações dos funerais e novas atitudes do homem diante da morte e os novos avanços da ciência e tecnologia. O poder investe a vida, não mais a morte. Nunca se falou tanto na vida, nas interferências da medicina e da tecnologia, daí o desinvestimento da morte, que passa a ser insignificante diante de uma sociedade insaciável por se manter jovem e energizada. Com base nessa observação, a tese faz uma reflexão, através de exemplos de pessoas que se alimentam pela relevância da valorização da vida humana, especificamente no Ocidente e quais as ideias sobre imortalidade, o medo diante da morte e a vida que se recria, ou se deseja recriar após a morte com base no universo tecnológico. A partir desse questionamento, o percurso será baseado numa análise do mercado midiático das empresas funerárias, que têm investido e inovado seu aparato tecnológico, com a finalidade declarada de tornar a hora do
adeus menos traumática. Além de se utilizarem das redes sociais, no caso o Facebook, sites especializados e os games, mostrando como esse eu ausente ou mesmo o não pensante se tornam vivos, pois, apesar de finados, têm suas identidades (re)criadas pela representação e reconhecimento dos outros, no intuito de preservação de uma herança digital.
Resumo
[en] New trends in dealing with death: parties/funerals, digital medias, spectacle and personalization is the theme of this thesis which aims to examine the new trends in dealing with the loss and how people use the internet to reconfigure their expressions of affection, sadness, memories, tributes, especially in the most
sensitive areas of life. Ways of making the end, the farewell of human beings, so much easier and less unpleasant as possible. The research also addresses the new configurations of funeral and new attitudes of man in front of death. The power investing in life, no more in death. Never talked so much in life about the
interference of medicine and technology, so the disinvestment of death that becomes insignificant before an insatiable society for staying young and energized. Based on this observation, this thesis makes a reflection by examples of people who feed themselves by the relevance of human beings appreciation specially in the West and whose ideas about immortality, the fear before death and the life which recreates itself, or wants to recreate after death based on the technological universe. From this questioning this work will be based on an analysis of the media market of funeral companies that has invested and innovated its technological apparatus with the purpose of making the death hour less traumatic. In addition to using social networks, in this case Facebook, specialized sites and games, showing how this me absent or even the non-thinking become alive because, despite being deceased, has his identity (re) created by the representation and recognition of others, in order to preserve a digital heritage.
Orientador(es)
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
Banca
JOSE EUDES ARAUJO ALENCAR
Banca
ROSANE FEIJAO DE TOLEDO CAMARGO
Banca
LEANDRO DE PAULA SANTOS
Banca
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO
Catalogação
2019-05-02
Apresentação
2017-07-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37884@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37884@2
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